Empregabilidade e Aperfeiçoamento, Gestão e Qualidade | 25 de abril de 2016

Auditoria em Saúde vê reconhecida sua importância no mercado

Coordenador de MBA do IAHCS/Fasaúde fala sobre perfil profissional
Auditoria em Saúde vê reconhecida sua importância no mercado

As operadoras de planos de saúde e hospitais estão permanentemente buscando no mercado profissionais que tenham formação em Auditoria em Saúde, conforme explica o médico Eduardo Dias Lopes, coordenador do Pós-Graduação MBA Auditoria em Saúde do IAHCS/Fasaúde. Questões éticas da prática médica, e a necessidade de ter um eficiente controle de custos, fazem com que as empresas busquem um novo perfil profissional.

“O controle do uso de insumos de alto custo, bem como a ocorrência de atendimentos dentro de critérios com indicação técnica questionável são alvos do trabalho de auditores em Saúde. Para tanto é fundamental o conhecimento das regras definidas pelo código de ética médica, bem como as Resoluções Normativas deste órgão, visto que o auditor em saúde, mesmo quando não é formado em medicina, atua junto à regulação de coberturas e na segurança dos pacientes que devem ser atendidos dentro dos melhores padrões técnicos”.

Segundo Dias Lopes, os cursos de formação de auditores, principalmente em nível de especialização, devem ter a preocupação de abordar temas relacionados às Boas Práticas (Medicina Baseada em Evidências), Legislação, ética, segurança do paciente (e acreditação hospitalar), bem como gestão dos processos assistenciais.

“O mercado exige uma formação abrangente, em que um profissional médico, enfermeiro, administrador, economista, ou de outra formação, possa desenvolver a atividade de auditor em saúde de forma ampla, buscando sempre os conhecimentos necessários. Tanto a atividade em operadoras como em prestadores de serviço exige profissionais auditores em saúde com formação especializada especifica, sendo fundamental fazer parte da formação acadêmica, o desenvolvimento de técnicas de negociação que possibilitem o melhor resultado”, explica o coordenador do curso de pós-graduação em auditoria de saúde mais antigo do Estado.

O especialista ressalta que hoje atuam profissionais de diferentes formações na área. Esta é uma condição bastante interessante para aqueles que se formaram recentemente na graduação, ou ainda, para aqueles que buscam novos desafios ou relocação no mercado. Esses especialistas são procurados com base no critério de terem cursado programa de especialização na área e para tanto o nosso MBA credencia estes profissionais das mais diferentes formações para o exercício da atividade”, diz o médico auditor Eduardo Dias Lopes.

“O IAHCS, fundado em 1974, já desenvolveu mais de 40 turmas do MBA Auditoria em Saúde, sendo a principal referência para quem almeja adquirir conhecimentos na área de gestão e auditoria em saúde. A instituição é ligada fortemente à formação de profissionais que atuam em cargos de chefia em hospitais como Moinhos de Vento,  Mãe de Deus e Sírio-Libanês. O nosso corpo docente é formado por muitos destes profissionais formados aqui. Isto também dá uma dimensão do que a escola construiu ao longo de sua atuação de mais de quatro décadas”, ressalta Dias Lopes.

 

VEJA TAMBÉM