Tecnologia e Inovação | 15 de agosto de 2013

Aplicativo de smartphone faz exames oftalmológicos

Peek realiza testes para detectar catarata, necessidade de óculos e pretende ajudar pacientes de regiões mais pobres
app

Um novo aplicativo para smartphones desenvolvido pela London School of Hygiene and Tropical Medicine, da Inglaterra, pode representar uma nova etapa na oftalmologia. Consultas poderão ser feitas pela tela do telefone a qualquer momento através do Peek (sigla em inglês para Kit Portátil de Exame de Olhos).

O dispositivo foi criado por Andrew Bastawrous, que está fazendo testes com cinco mil voluntários no Quênia. Através da câmera do celular, o Peek faz um registro de imagem para detectar catarata. Outra função do aplicativo utiliza a luz do flash da câmera do smartphone para iluminar o fundo do olho, a retina, na busca por outras doenças.

O exame básico para saber se a pessoa consegue ler letras grandes e pequenas também é oferecido pelo programa. Na tela, letras aparecem e vão diminuindo de tamanho.

Na falta de atendimento oftalmológico em países e regiões mais pobres como o Quênia,o Peek seria um grande facilitador, já que um paciente poderia fazer a consulta em um país e o laudo fornecido no outro lado do mundo por um médico. Todos os exames realizados ficam registrados no aparelho, incluindo o local onde foi usado o Peek.

O projeto de disseminação do aparelho foca prioritariamente a África e a Índia e a simplicidade do mesmo faz com que possa ser usado sem treinamentos complexos.

O aplicativo custa cerca de 300 libras (pouco mais de R$ 1 mil) e é relativamente barato em comparação com equipamento mais complexos de exames oftalmológicos (que podem custar até R$ 358 mil).

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam para 285 milhões o número de pessoas que sofrem de cegueira ou outra deficiência visual.

VEJA TAMBÉM