Geral | 25 de março de 2014

Anvisa suspende uma série de produtos, inclusive falsificados

Determinação foi publicada no Diário Oficial da União de 24 de março
Anvisa suspende uma série de produtos, inclusive falsificados

Um lote falsificado do medicamento Hormotrop (somatropina) fez com que a Anvisa determinasse sua apreensão e inutilização em todo o território brasileiro. A medida foi tomada no dia 24 de março e também suspendeu uma série de outros produtos.

De acordo com o Laboratório Químico Farmacêutico Bergamo, o lote nº CE01204 de Hormotrop, na apresentação de 12 UI, Pó Liofilizado Injetável, juntamente com lote nº 091196587 do diluente bacteriostático que o acompanha, não é da sua linha de produção, o que caracteriza falsificação.

A Solução Fisiológica 0,9% – Equiplex Sistema Fechado, lote 1312380 e validade até 6/205, da Equipex Indústria Farmacêutica, foi suspensa por apresentar resultado insatisfatório no ensaio de análise de aspecto, onde foi observado a presença de precipitado marrom em um dos frascos. O lote nº R1201029 da Vaselina Líquida 100%, 100 ml e validade até 3/205, fabricado pela Rioquímica, também apresentou corpo estranho em um frasco lacrado.

A Anvisa ainda suspendeu o lote 10911 do produto Australian Gold SPF 30 Plus Spray Gel, importado pela empresa Frajo Internacional de Cosméticos S/A, pois foi constatada a comercialização do lote com o prazo de validade alterado. A Indústria, Comércio e Engarrafamento de Álcool Absoluto teve o saneante Álcool 92,8º Suprema suspenso por não possuir registro junto a Anvisa e o fabricante não apresenta Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE).

Mais medicamentos suspensos pela Anvisa:

Lotes 74GM4875 e 74GM4876 do medicamento CPHD Bicarbonato de Sódio 8,4%, da empresa Fresenius Kabi Brasil (validade até 12/2014). Suspensos pelo teor do medicamento estar abaixo do especificado.

Produtos Fruta Bio e Fruta Planta. Suspensos, além da proibição da propaganda e publicidade em todos os meios de comunicação, inclusive em páginas na Internet por não possuírem registro na Anvisa, ter procedência desconhecida e estarem sendo anunciados como emagrecedores.

Orme Aure gotas, 60 ml, fabricado ou importado por empresa desconhecida. Suspensa a fabricação ou importação, distribuição, comércio, uso, propaganda e publicidade. O produto não possui registro na Anvisa e é divulgado como indicação terapêutica antifúngico.

Suspensas todas as propagandas que atribuam propriedades não estabelecidas pela Legislação Vigente, divulgadas em todo e qualquer tipo de mídia, relativas ao Vigor Force. O produto está registrado em uma categoria em que não é permitido o uso de alegações de propriedade funcional e/ou de saúde.

Ainda de acordo com a determinação publicada no Diário Oficial da União de 4 de março, a Anvisa suspendeu a importação, distribuição e comércio do insumo rifampicina, bem como de outros princípios ativos farmacêuticos fabricados pela empresa Shenyang Antibiotic Manufacturer. A empresa fabricante apresentou condição insatisfatória às Boas Práticas de Fabricação.

VEJA TAMBÉM