Estatísticas e Análises | 24 de abril de 2016

Anvisa aprova droga injetável para colesterol

Repatha (evolocumabe) diminuiu 60% dos níveis de LDL ("mau" colesterol)
Anvisa aprova droga injetável para colesterol

A Anvisa concedeu o registro para o produto biológico fabricado pela Amgen, o Repatha (evolocumabe), que é um anticorpo monoclonal que se liga a uma proteína chamada PCSK29, que afeta a capacidade do fígado de absorver colesterol.

Um estudo sobre o Repatha mostrou que pacientes que tomaram o novo remédio por 12 semanas tiveram uma redução de 60% dos níveis de LDL, comparados a pacientes que tomaram placebo.

A droga, considerada inovadora, é aplicada em forma injetável. Ela é uma nova alternativa às estatinas, e foi aprovada para tratar anomalias quantitativas ou qualitativas dos lipídios (gorduras) no sangue. As gorduras no sangue podem manifestar-se através do aumento dos triglicerídeo, colesterol, combinação destes dois fatores (a dislipidemia mista), e ainda por uma redução dos níveis de HDL (o chamado “bom” colesterol).

Os usos aprovados pela Anvisa foram para:

Hipercolesterolemia e Dislipidemia Mista (indicado para adultos com hipercolesterolemia primária ou dislipidemia mista, como adjuvante à dieta):

– Em combinação à estatina ou à estatina mais outras terapias hipolipemiantes em pacientes incapazes de atingir os níveis da lipoproteína de baixa densidade (LDL-C) com o máximo de dose de estatina tolerada, ou

 – Isoladamente ou em combinação a outras terapias hipolipemiantes em pacientes que são intolerantes à estatina, ou para aqueles em que a estatina é contraindicada.

Hipercolesterolemia Familiar Homozigótica (indicado em adultos e adolescentes com 12 anos de idade ou mais com hipercolesterolemia familial homozigótica em combinação a outras terapias hipolipemiantes).

Saiba mais sobre o que já escrevemos sobre este medicamento na tag Repatha

VEJA TAMBÉM