Anticoncepcional Diane terá indicação suspensa para tratamento de acne
Há suspeitas de efeitos colaterais como trombose e embolia pulmonarA Agência de Medicamentos da França anunciou nesta quarta-feira, 30, a suspensão da indicação do anticoncepcional Diane, do laboratório Bayer, para tratamento de acne. O produto já está na lista dos medicamentos que não receberão mais subsídios do governo francês – a partir de março – por causa de suspeitas de efeitos colaterais, entre eles o risco de causar trombose e embolia pulmonar nas pacientes com uso prolongado. Ainda não há informações sobre a suspensão ou análise do produto no Brasil.
Nesta semana, a Agência Europeia de Medicamentos também colocou sob suspeita as pílulas anticoncepcionais de última geração, após estudos indicarem que o uso continuado delas aumentaria os riscos de trombose. No Brasil, esses medicamentos são comercializados sob os nomes de Yáz e Yasmin.
Os medicamentos chamados de terceira e quarta geração são mais modernos, pois além de evitar a gravidez, também diminuem os efeitos da menstruação, como cólicas ou, em alguns casos, a TPM (Tensão Pré-Menstrual).