Estatísticas e Análises | 30 de maio de 2017

Alerta para o início do vício em cigarro na adolescência

Hospitais do RS trabalham em campanhas de conscientização no Dia Mundial Sem Tabaco
Alerta para o início do vício em cigarro na adolescência

Dia 31 de maio celebra o Dia Mundial Sem Tabaco, data que nos ajuda a lembrar os malefícios desse hábito, que segue em nossa sociedade desde o século XVI. Mesmo com campanhas e informativos sobre os efeitos colaterais, fumar ainda é uma realidade entre os adolescentes. Cerca de 90% dos fumantes adquirem o vício antes dos 19 anos.

Para a chefe do Serviço de Pneumologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Marli Knorst, é necessário ter cuidado entre os jovens. “A maioria das pessoas começa fumar na adolescência ou mesmo na infância, o que nos leva a considerar o tabagismo uma doença pediátrica. Ainda precisamos investir muito na questão da prevenção”, alerta.

Segundo a Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA), o tabaco é responsável por cerca de seis milhões de mortes em todo o mundo. No Brasil, estima-se que o tabagismo seja responsável por 200 mil óbitos ao ano. O vício é reconhecido como uma doença crônica e um fator de risco para cerca de 50 doenças, dentre elas, câncer, doenças pulmonares e cardiovasculares.

Porto Alegre é considerada a capital brasileira dos fumantes. O percentual de habitantes que fumam chega a 16,5% da população, enquanto a média nacional está em 14,7%. Para conscientizar o público sobre os malefícios do tabagismo, hospitais gaúchos realizarão campanhas de alerta.

Hospitais no RS

O Mãe de Deus Center participa das campanhas do Dia Mundial sem Tabaco com iniciativas de conscientização sobre prevenção e tratamento de doenças pulmonares. As ações gratuitas ocorrem na manhã (31), das 9h às 12h, no hall de entrada, na rua Soledade 569, bairro Três Figueiras.

Também estarão à disposição do público testes para Dosagem de Monóxido de Carbono (CO) no ar expirado dos fumantes e fumantes passivos, além de Teste de Dependência Química nos fumantes. Médicos, nutricionista e enfermeira estarão presentes para fornecer as orientações necessárias de acordo com os testes realizados, bem como o esclarecimento de dúvidas a respeito de doenças relacionadas ao tabaco e de como tratar a dependência ao tabaco.

No Hospital de Clínicas de Porto Alegre, serão pintadas linhas nas vias de acesso ao hospital, para demarcar onde inicia o ambiente livre do cigarro. Bituqueiras estão instaladas nas duas entradas da Rua Ramiro Barcelos para que as pessoas depositem suas baganas antes de acessar a área hospitalar. Além disso, semanalmente são feitas rondas com o objetivo de reduzir o fumo em locais impróprios. A Comissão de Controle do Tabagismo atua para educar e conscientizar sobre os malefícios do cigarro, além de propor ações e estratégias para manter a instituição livre do tabaco.

Já a Comissão de Controle do Tabagismo do Grupo Hospitalar Conceição irá apresentar o documentário “Fumando Espero”, para os funcionários da instituição. A sessão ocorre na quarta-feira, 31 de maio, das 14h às 16h, no auditório Jahyr Boeira de Almeida, no térreo do Centro Administrativo GHC. As inscrições para a atividade, que vale como horas de formação, podem ser feitas pelo site cursos.ghc.com.br/SIN.

Porto Alegre e Caxias do Sul

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre estará realizando exames bucais gratuitos, ações de conscientização e atividades educativas serão oferecidas ao público na quarta-feira, 31, no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público Central, integrando a Campanha Maio Vermelho, pelo Dia Mundial sem Tabaco. Das 8h às 17h, o local terá seis consultórios com a orientação de profissionais da área de odontologia para alertar quanto aos riscos do câncer de boca.

Em Caxias do Sul, as secretarias da Saúde e de Recursos Humanos e Logística promovem – também no dia 31 – uma ação em frente ao Centro Administrativo. Na ocasião, haverá a Unidade Odontológica Móvel (UOM) da SMS para avaliação de saúde bucal e orientações sobre câncer de boca, alertando sobre os riscos do tabagismo para o desenvolvimento da doença. Além disso, a Unidade Móvel do Fátima Saúde estará no local para realizar o teste de espirometria (teste de capacidade pulmonar). Todas as atividades serão realizadas das 8h às 11h30min. A partir das 13h30, a UBS Mariani promove um evento para os participantes dos grupos de tabagismo da unidade. A ação vai contar com apresentações artísticas e musicais e será realizada no Centro Comunitário do bairro.

VEJA TAMBÉM