Agora tem Especialistas: CNSaúde promove evento com representantes dos ministérios da Saúde e da Fazenda
Evento gratuito e online tem como objetivo esclarecer dúvidas de gestores de hospitais e clínicas e ocorre no dia 7 de agosto, das 17h30 às 18h30.
A Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) promove a live “ENTENDA O PROGRAMA AGORA TEM ESPECIALISTAS” no dia 7 de agosto no canal da entidade patronal representativa dos hospitais e clínicas do Brasil. O evento inicia às 17h30 e encerra às 18h30. O programa Agora Tem Especialistas lançado pelo Ministério da Saúde traz novidades importantes para hospitais e clínicas privadas e filantrópicas. Não é necessário se inscrever, basta acessar o link.
]
Conforme o presidente da CNSaúde, Breno Monteiro, um dos destaques da iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Fazenda é a possibilidade de hospitais privados e filantrópicos trocarem dívidas tributárias com a União por atendimento especializado para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). “Este é um dos pontos que vamos discutir. Outra questão importante é o uso da ociasidade dos hospitais e clínicas para o atendimento de pacientes do SUS. O objetivo do evento é esclarecer dúvidas de gestores de hospitais e clínicas interessados em aderir ao programa”, pontuou Monteiro.
Juntamente com Monteiro, participam do evento: Mozart Sales – Secretário de Atenção Especializada à Saúde (SAES); Rodrigo Oliveira – Diretor do Departamento de Estratégias para Expansão da Atenção Especializada; e Theo Lucas Borges de Lima Dias – Procurador da Fazenda Nacional.
Integração dos sistemas público e privado em prol do paciente
Para ampliar a capacidade de atendimento especializado e reduzir tempo de espera, os pacientes do SUS poderão realizar consultas, exames e cirurgias em hospitais privados e filantrópicos que receberão créditos financeiros pela prestação do serviço. Como contrapartida ao atendimento prestado, esses estabelecimentos poderão usar esses créditos no valor de até R$ 2 bilhões/ano para quitar dívidas com a União ou débitos que estão para vencer.
A medida do governo federal integra um pacote de ações do programa Agora Tem Especialistas, que tem como estratégia central o uso de toda a estrutura de saúde do Brasil, pública e privada, para aumentar o número de atendimentos em todo o país e reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias. A medida é viabilizada por uma Portaria Conjunta dos dois ministérios.
Os hospitais privados e filantrópicos podem oferecer serviços em seis áreas prioritárias para o SUS: oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia. Os valores terão como base a Tabela Agora Tem Especialistas, que está direcionadaa essas especialidades e compõem, entre outros procedimentos, mais de 1.300 tipos de cirurgia.
ACESSE A LIVE ABAIXO
LIVE: ENTENDA O PROGRAMA AGORA TEM ESPECIALISTAS
DIA E HORÁRIO: 7 de agosto, das 17h30 às 18h30 (horário de Brasília)