Gestão e Qualidade | 28 de junho de 2018

Advogados se mobilizam para ter atendimento pelo IPE-Saúde

Cadastro de profissionais interessados vai até 10 de julho
Advogados se mobilizam para ter atendimento pelo IPE-Saúde

A luta pela inserção da advocacia gaúcha no IPE-Saúde está em vias de ser regulamentada. Para a próxima etapa, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (OAB/RS) entregará à direção do IPE-Saúde a indicação de advogados e advogadas, bem como seus dependentes, interessados em aderir ao plano de saúde.

A seccional gaúcha lançou um pré-cadastro que tem por finalidade garantir ao IPE um número aproximado de profissionais interessados, a fim de possibilitar o cálculo atuarial de custos e, por sua vez, o encaminhamento das próximas etapas, viabilizando o plano. O cadastro vai até o dia 10 de julho.

A opção de cadastramento foi decidida numa reunião em que o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, participou com o diretor-presidente do IPE-Saúde, João Gabbardo dos Reis. “Tenho certeza de que a advocacia irá se mobilizar, pois esse benefício é uma demanda da OAB há mais de dez anos”, destacou Breier.

“Muitos membros da advocacia do interior vão aderir, pois o IPE alcança todos os lugares, diferente de outros planos de saúde. Temos tudo para, com a entrada dos advogados como beneficiários, dar ao Instituto uma maior possibilidade de negociação junto às instituições da área médica, ampliando a capacidade da rede conveniada”, afirmou o dirigente da OAB/RS.

“O nosso plano é a atuação em duas frentes: ajustarmos as questões operacionais, para que a advocacia seja beneficiária do IPE Saúde, ao mesmo tempo em que melhoramos a prestação do plano, com a contratação de novos médicos e a ampliação da estrutura”, ressaltou o diretor-presidente do IPE-Saúde. “Essa experiência com a advocacia será a nossa primeira fora do funcionalismo; estou confiante de que será uma grande vitória para tornar o IPE Saúde um plano mais sustentável, que atenda as expectativas de seus beneficiários”, pontuou Gabbardo.

Projeto aprovado em março

No dia 13 de março, o plenário da Assembleia do Rio Grande do Sul aprovou os dois projetos para reestruturação do IPE-Saúde, concluindo assim a votação das quatro propostas do Executivo que dividiram a autarquia em duas estruturas, uma para gerir o sistema de assistência à saúde e outra para a previdência dos servidores estaduais.  O projeto aprovado (PLC 212 2017) dispõe sobre o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado.

O presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL) e Organização Nacional de Acreditação (ONA), Dr. Cláudio Allgayer, avaliou a regulamentação. “ É uma possibilidade aberta por lei especifica, que vai gerar instigantes questões politico – operacionais. De um lado, pode viabilizar a entrada de novos contingentes populacionais “ oxigenando” uma carteira com alta sinistralidade assistencial face a elevada média etária atual dos beneficiários, de outro exige um cuidadoso processo de cálculo atuarial, para garantir a sustentabilidade do sistema”, afirmou Allgayer.

Saiba mais sobre o tema:

Reestruturação do IPE-Saúde é aprovada

 

Com informações da OAB/RS. Edição do Setor Saúde.

VEJA TAMBÉM