Gestão e Qualidade | 7 de dezembro de 2022

Adoção de novo modelo de triagem apresenta primeiros dados no Hospital São Roque

Os indicadores apontam que o maior volume de atendimentos do Pronto Socorro é realizado em situações de menor urgência, ou seja, que apresentam problemas que poderiam ser solucionados com uma consulta ambulatorial simples
Novo modelo de triagem apresenta primeiros dados no Hospital São Roque

Em junho deste ano, o Hospital São Roque (HSR), em Carlos Barbosa (RS), colocou em prática um novo formato de triagem de pacientes no seu Pronto Socorro. O Protocolo de Manchester, método utilizado pelos principais hospitais do mundo, garante que pacientes mais graves sejam priorizados em relação aos casos menos urgentes, oferecendo mais qualidade e segurança à assistência.

Desde então, 12.010 pacientes passaram pelo sistema de classificação de gravidade. Confira:

0,3% foram classificados como emergência (com atendimento imediato);


5,6% como muito urgente (atendimento em até 10 minutos);


21% como urgente (atendimento em até 60 minutos);


67% como pouco urgente (atendimento em até 120 minutos);


4,2% não urgente (atendimento em até 240 minutos) e


1,2% incompatível (atendimento encaminhado para outros locais).

Melhorar a eficiência de utilização de recursos

“O monitoramento em tempo real desses dados viabiliza uma série de ações benéficas à comunidade, como o dimensionamento das equipes de trabalho necessárias para manter um padrão de excelência no atendimento aos pacientes, evitando superlotação e prevenindo falhas de atendimento. Além disso, o sistema contribui para melhorar a eficiência de utilização de recursos de emergência, evitando o desperdício em condições onde não há agravamento do quadro clínico dos pacientes”, descreve a gestora do Hospital São Roque, Cátia Argenta.


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Atendimentos não urgentes

Os dados apontam que o maior volume de atendimentos do Pronto Socorro é realizado em situações de menor urgência, ou seja, que apresentam problemas que poderiam ser solucionados com uma consulta ambulatorial simples. Pensando justamente nessas situações, o HSR disponibiliza a Clínica de Especialidades.

No espaço de 368m² recentemente revitalizado, são disponibilizados 5 consultórios para atendimentos de pacientes com horário agendado, diretamente com os médicos especialistas. Além disso, a Clínica de Especialidades também conta com a Clínica da Mulher, uma área especializada em ginecologia e obstetrícia, exclusiva para as mulheres. São 2 consultórios, salas de exames, recepção e sala de espera exclusiva.

O corpo médico atuante na estrutura é composto por médicos já atuantes ou no Hospital São Roque ou no Hospital Tacchini, garantindo um alto padrão de atendimento a todos os pacientes.

Melhorias recentes agradam

Desde que reabriu suas portas, em maio deste ano, a Clínica de Especialidades e Clínica da Mulher vem realizando mais de 1.400 atendimentos por mês. Além da estrutura diferenciada e a completa integração com o Hospital São Roque e o Centro de Diagnóstico por Imagem, as pesquisas de satisfação mostram que os pacientes têm se surpreendido positivamente com alguns outros fatores, como os horários diferenciados de atendimento (vespertino e sábados), a facilidade para o agendamento e realização de exames e o prontuário integrado.

Hospital São Roque inaugura clínica exclusiva para mulheres

No mesmo local passou a funcionar também o ambulatório de enfermagem. Dessa forma, é possível realizar procedimentos simples, como troca de curativos e aplicação de medicações intravenosas, a partir de agendamento. A intenção é ampliar o conforto e a agilidade no atendimento aos pacientes.

O agendamento para realizar quaisquer procedimentos relacionados à Clínica de Especialidades pode ser realizado pelos telefones (54) 3462 9282 ou (54) 9.9256 1588.

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Obras do Pronto Socorro

Em paralelo a todas as melhorias já implantadas, seguem as obras do Novo Pronto Socorro do hospital. Na última semana foi realizada a concretagem da laje (foto acima), dando forma a uma estrutura completamente nova, que ainda deve levar alguns meses até entrar em funcionamento (projeção na foto abaixo).

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“Enquanto a obra é realizada, contamos com a compreensão dos pacientes e visitantes, pelos transtornos temporários, mas que resultarão em um Pronto Socorro de alto padrão, como merece nossa comunidade, nossos colaboradores e médicos. A espera vai valer a pena”, finaliza a gestora do HSR.

 



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