Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 31 de outubro de 2016

Abertas as inscrições para o Fronteiras da Cardiologia 2016

Evento promovido pelo Hospital Moinhos de Vento reunirá especialistas para tratar de inovações e os desafios daprática diária
Abertas as inscrições para o Fronteiras da Cardiologia 2016

Um dos maiores desafios da medicina moderna são as doenças cardiovasculares — a principal causa de morte no mundo. Para atualizar questões sobre o tema, o Hospital Moinhos de Vento realizará o Simpósio Fronteiras da Cardiologia, dia 4 de novembro, a partir das 16h30.

A programação do evento enfoca práticas clínicas diárias, novidades científicas e inovações na área. Um dos palestrantes convidados é Matthews Chacko (foto), professor assistente de Cardiologia Intervencionista na Johns Hopkins Medicine, centro de excelência em educação médica ao qual o Hospital Moinhos de Vento é afiliado desde 2013.

Chacko ministrará palestra sobre intervenção coronariana percutânea, às 19h30. Ao todo, serão cinco painéis, com apresentações e debates entre especialistas sobre temas como o efeito de medicamentos antirombóticos, casos clínicos interativos e até mesmo compliance e gestão de materiais, além da inclusão de novos medicamentos ou dispositivos.

“Estima-se que 30 a 40% da população adulta sofra de alguma doença do coração”, explica a chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento, Carisi Anne Polanczyk. “Elas podem ser desde assintomáticas e leves até potencialmente fatais. Infarto, angina, arritmias e insuficiência cardíaca são temas que sempre geram novos debates. Selecionamos os tópicos de maior relevância na atualidade”, prossegue.

As inscrições para profissionais da área da saúde, estudantes e médicos residentes de outras instituições custam R$ 50 e podem ser feitas no endereço  iepmoinhos.com.br/eventos.

Programação

16:30 – Recepção e Credenciamento

17:00 – Abertura

Luiz Antonio Nasi – Superintendente Médico do Hospital Moinhos de Vento

17:10 – Sessão “Antitrombóticos nas Síndromes Coronarianas Agudas.” Como Individualizar as Decisões Baseadas em Evidências

Palestrante: Carisi Anne Polanczyk – Chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento

17:30 às 18:40 – Casos Clínicos Interativos

Coordenação: Sandro Cadaval Gonçalves

Mesa Debatedora: André Luiz Langer Manica, Luiz Antonio Nasi, Mauricio Pimentel, Carlos Delmar do Amaral Ferreira, Rafael Luiz Rech

17:30 – #1 – SCASSST de alto risco com indicação de CAT nas primeiras 24 horas em paciente DM2

Apresentação e discussão

18:10 – #2 – SCA sem supra ST alto risco, fibrilação atrial crônica em anticoagulação

Apresentação e discussão

18:40 – Coquetel

19:15 – Sessão: “Intervenção Coronariana Percutânea: revisando as evidências e participando na escolha das opções terapêuticas.”

Palestrante: Matthews Chacko, Johns Hopkins Medicine

19:45 às 20:45 – Casos Clínicos Interativos

Coordenação: Marco Wainstein

Mesa Debatedora: Arthur Cavalcanti, Alexandre Liberman, Luis Eduardo Paim Rohde, Mario Wiehe, Solano Vinicius Berger, Charles de Moraes Stefani

19:45 – #3 – Doença coronariana estável – uni ou bi arterial

Apresentação e discussão

20:15 – #4 – Lesão de tronco de coronariana esquerda

Apresentação e discussão

20:45 – Compliance, Gestão de Materiais e o Médico: cenário futuro

Palestrante: Evandro Luis Moraes – Superintendente Administrativo do Hospital Moinhos de Vento

21:30 – Encerramento

VEJA TAMBÉM