Estatísticas e Análises | 10 de julho de 2024

A maioria das crianças com AME Tipo 1 tratadas com Evrysdi alcançaram ou mantiveram a capacidade de sentar, ficar em pé ou andar

96% das crianças tratadas com Evrysdi (risdiplam) da Roche podiam engolir, 80% podiam se alimentar sem tubo de alimentação e 59% podiam sentar sem suporte por pelo menos 30 segundos.
Dados mostram que crianças com AME Tipo 1 tratadas com Evrysdi alcançaram ou mantiveram a capacidade de sentar, ficar em pé ou andar

A Roche anunciou novos dados de cinco anos que confirmam a eficácia sustentada e o perfil de segurança de Evrysdi (risdiplam) em crianças com atrofia muscular espinhal (AME) Tipo 1, provenientes da extensão aberta do estudo pivotal FIREFISH. Ao final do quinto ano, 91% das crianças tratadas com Evrysdi estavam vivas, 81% estavam vivas sem ventilação permanente e a maioria era capaz de sentar sem suporte por pelo menos 30 segundos (59%).


Anuncio_SetorSaudeCamapanhaCancerJunho_Kaplan


No final do quinto ano, sete crianças conseguiram ficar em pé, três com suporte, quatro sem ajuda e seis podiam andar com suporte. Sem tratamento modificador da doença, estudos de história natural indicam que crianças com AME Tipo 1 não só nunca alcançariam tais marcos, mas também normalmente não viveriam além dos dois anos de idade. Os dados foram apresentados na Reunião de Pesquisa e Cuidado Clínico da Cure SMA, de 5 a 7 de junho de 2024.


HEALTH-MEETING-TRABALHO-CIENTIFICO


“Esses achados de longo prazo confirmam o benefício contínuo de Evrysdi para crianças com AME Tipo 1”, disse o Professor Giovanni Baranello, médico do Instituto de Saúde Infantil da UCL Great Ormond Street e Hospital Great Ormond Street, ambos em Londres, Reino Unido. “Crianças tratadas com Evrysdi ao longo de cinco anos mantiveram ou melhoraram sua capacidade de sentar, ficar em pé e andar – habilidades críticas para o desenvolvimento e a vida diária. Uma esmagadora maioria também manteve a capacidade de engolir e se alimentar sem tubo de alimentação.”


SEMINARIOS-GESTAO-24-BANNER-SS


As habilidades de função motora, avaliadas pela Escala Motora Grossa da Terceira Edição das Escalas de Desenvolvimento Infantil e de Bebês de Bayley (BSID-III) e pelo Exame Neurológico Infantil de Hammersmith 2 (HINE-2), foram mantidas ou continuaram a ser alcançadas nos tratados com Evrysdi. Os resultados do FIREFISH mostraram que a maioria das crianças tratadas com Evrysdi também mantiveram suas habilidades de alimentação e deglutição; das avaliadas no quinto ano, 96% foram capazes de engolir e 80% foram capazes de se alimentar sem um tubo de alimentação.


banner-naxia-600


“Este é o resultado final do estudo FIREFISH, que forneceu uma riqueza de insights e dados, ajudando a firmemente estabelecer Evrysdi como uma importante opção de tratamento, melhorando a vida de crianças em todo o mundo que vivem com AME”, disse Levi Garraway, Chefe de Desenvolvimento Global de Produtos e Diretor Médico da Roche. “Isso não teria sido possível sem o compromisso e dedicação das crianças e famílias que participaram, bem como de numerosos profissionais de saúde e organizações de apoio ao paciente, aos quais somos imensamente gratos.”


compras-hospitalares-shs

Nenhum evento adverso (EA) relacionado ao tratamento levou à descontinuação ou retirada do estudo. A taxa geral de EAs diminuiu 66% entre o primeiro ano e o último ano do estudo. Os EAs mais comuns foram infecção do trato respiratório superior (64%), pirexia (64%) e pneumonia (50%). As hospitalizações diminuíram ao longo do período de tratamento de 5 anos e 22% das crianças não necessitaram de hospitalização desde o início do tratamento com Evrysdi.

Evrysdi é o único tratamento oral, não invasivo, com molécula pequena para AME, projetado para ser entregue sistemicamente tanto ao sistema nervoso central (SNC) quanto aos tecidos periféricos.

A Roche lidera o desenvolvimento clínico de Evrysdi como parte de uma colaboração com a Fundação AME e a PTC Therapeutics.

Evrysdi (risdiplam)

Evrysdi é um modificador de splicing do gene SMN2 projetado para tratar a AME causada por mutações no cromossomo 5q que levam à deficiência da proteína de sobrevivência do neurônio motor (SMN). Evrysdi é administrado diariamente em casa em forma líquida, seja por tubo de alimentação ou por via oral.

Evrysdi é projetado para tratar a AME aumentando e sustentando a produção da proteína SMN no SNC e nos tecidos periféricos. A proteína SMN é encontrada em todo o corpo e é crucial para manter neurônios motores saudáveis e funções motoras centrais como engolir, falar e respirar.

Evrysdi recebeu a designação PRIME da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) em 2018 e a designação de Medicamento Órfão pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA em 2017. Em 2021, Evrysdi foi premiado como Descoberta de Medicamento do Ano pela Sociedade Britânica de Farmacologia, bem como o Prêmio da Sociedade para Pesquisa de Medicamentos para Descoberta de Medicamentos. Evrysdi está atualmente aprovado em mais de 100 países, e o dossiê está sob revisão em outros 13 países.

O medicamento está sendo, ou foi, avaliado em cinco ensaios multicêntricos globais em pessoas com AME:

FIREFISH (NCT02913482) – um ensaio clínico pivotal aberto, em duas partes, em bebês com AME Tipo 1. Os bebês tinham aproximadamente 5,5 meses de idade (mediana) no momento da inscrição e dos 58 bebês que completaram o primeiro ano de tratamento, 52 entraram no estudo de extensão aberta. O estudo atingiu seu endpoint primário.


SUNFISH (NCT02908685) – um estudo pivotal duplo-cego, controlado por placebo, em duas partes, em pessoas com idades entre 2-25 anos com AME Tipos 2 ou 3. O estudo atingiu seu endpoint primário. JEWELFISH (NCT03032172) – um ensaio exploratório aberto projetado para avaliar a segurança, tolerabilidade, farmacocinética e farmacodinâmica em pessoas com AME de 6 meses a 60 anos que receberam outras terapias investigacionais ou aprovadas para AME por pelo menos 90 dias antes de receber Evrysdi. O estudo completou o recrutamento (n=174).


RAINBOWFISH (NCT03779334) – um estudo aberto, de braço único, multicêntrico, investigando a eficácia, segurança, farmacocinética e farmacodinâmica de Evrysdi em bebês (n=26), desde o nascimento até seis semanas de idade (na primeira dose) com diagnóstico genético de AME que ainda não apresentam sintomas. O estudo atingiu seu endpoint primário.


MANATEE (NCT05115110) – um estudo clínico de fase 2/3 para avaliar a segurança e eficácia do GYM329 (RG6237), uma molécula anti-miostatina que visa o crescimento muscular, em combinação com Evrysdi para o tratamento de AME em pacientes de 2-10 anos de idade. O Escritório de Desenvolvimento de Produtos Órfãos da FDA concedeu ao GYM329 a designação de Medicamento Órfão para o tratamento de pacientes com AME em dezembro de 2021. O estudo está atualmente recrutando.

 



VEJA TAMBÉM