Mundo | 6 de abril de 2015

A importância da atividade física para a saúde

Mayo Clinic, dos EUA, fornece dicas de nutrição esportiva
Os benefícios do esporte no

No Dia Mundial da Atividade Física, 6 de abril, é importante lembrar que o sedentarismo está fortemente relacionado ao aparecimento de doenças como obesidade, diabetes e hipertensão, que afetam cerca de 49% da população brasileira. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), pessoas sedentárias têm entre 20% e 30% de aumento do risco de mortalidade, em especial por doenças crônicas. Por isso, a prática de atividades físicas é fundamental para manter o corpo saudável.

Dedicar tempo e seguir uma rotina de exercícios, registrando tempo e tipo de treino é fundamental para a saúde. Da mesma forma, é importante monitorar a ingestão de líquidos e a dieta. Uma alimentação e uma hidratação correta ajuda a otimizar o treinamento e alcançar o melhor desempenho.

O site da Mayo Clinic sugere cuidar os hábitos alimentares durante a rotina de atividades. Essas dicas são para quem se exercita mais de uma hora por dia, mas servem também para aqueles que querem entrar no mundo dos exercícios físicos. A desidratação pode comprometer o desempenho. Beba líquidos, principalmente água, durante e entre as refeições.

Pré-treino: Beba água o suficiente para se exercitar confortavelmente.

Pós-treino: Pese-se antes e depois do exercício. Para cada quilo (líquido) perdido, beba entre 450ml a 680ml.

Carboidratos

Os carboidratos são o principal combustível para os músculos. Quanto mais longo e intenso for o exercício, mais carboidratos seus músculos precisam. Exemplos de bons alimentos incluem frutas, cereais, pães, massas, arroz, quinoa ou cevada e vegetais ricos em amido, como ervilhas, milho e batata, assim como leite e iogurte.

Pré-treino: Comer um lanche rico em carboidratos.

Durante treino: Beber uma bebida esportiva, tipo Gatorade, ou comer uma pequena quantidade de hidratos de carbono.

Pós-treino: Beber uma bebida contendo carboidratos logo depois de terminar o treino. Ingerir proteínas com carboidratos após o treino vai ajudar na recuperação muscular. O leite atende a esses critérios.

Cuide da alimentação

Inclua porções de alimentos ricos em carboidratos em cada refeição. Beba água ao longo de todo o dia. Se precisar de conselhos mais específicos adaptados ao seu tipo físico e suas necessidades, procure um nutricionista.

VEJA TAMBÉM