Cuidado e Humanização: projeto realiza desejos de pacientes durante a internação na unidade hospitalar do HC Mais Saúde
A enfermeira Daniela Stievem Leite explica que as ações do projeto são importantes para melhorar a experiência de hospitalização, humanizar o cuidado e fortalecer vínculos.
Somadas às habilidades técnicas, a escuta ativa e acolhedora transforma a apreensão da internação hospitalar, em espaço de bem-estar e qualidade de vida. Com este propósito, surgiu o Projeto Desejos do Paciente, implementado no HC Mais Saúde – Unidade Hospitalar desde julho de 2025. O HC Mais Saúde é o plano de saúde do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, lançado recentemente.
A enfermeira Daniela Stievem Leite explica que as ações do projeto são importantes para melhorar a experiência de hospitalização, humanizar o cuidado e fortalecer vínculos. “Estas ações buscam suprir as necessidades psicossociais e afetivas dos pacientes de longa permanência e cuidados paliativos”.
O Projeto Desejos do Paciente foi implantado em todas as unidades de internação “Os pacientes de longa permanência são convidados a participar. Neste processo, também se cria um vínculo entre a equipe assistencial, paciente e família.” complementa a enfermeira.
Abrir uma exceção à dieta hospitalar, comendo um alimento afetivo, um momento em meio à natureza ou, ainda, ouvir uma música especial, fazem parte da lista de desejos dos pacientes.
“O projeto demonstrou que pequenos gestos podem gerar grandes transformações na vivência do paciente. A iniciativa reforça o papel do hospital como um ambiente capaz de unir ciência, saúde e humanidade, contribuindo para uma experiência de internação mais acolhedora, afetiva e digna. Continuaremos com esse projeto como inspiração para futuras ações de humanização, ampliando a visão de cuidado integral e fortalecendo o compromisso do HC Mais Saúde com a qualidade de vida e o bem-estar de cada um.” destaca Daniela.
Dona Irma, prestes a completar 100 anos, escolheu reviver e registrar lembranças importantes. Seu pedido foi atendido pela enfermeira Daniela, pelas fisioterapeutas Daniela Fornari Oliveira e Larissa Heis, pela nutricionista Marjorie Oliveira e pela estagiária de Nutrição Amanda, sob a coordenação da enfermeira Inaiara Amarante.
“Hospitalizada no HC Mais Saúde ela expressou o desejo de registrar sua história como forma de celebrar sua vida, sua fé e sua trajetória cheia de significado. Sua presença ilumina o ambiente, transmitindo paz e sabedoria a quem tem o privilégio de estar ao seu lado. Aos 100 anos, Irma representa mais do que longevidade: representa qualidade de vida, esperança, resiliência e a beleza de uma vida construída com amor, oração e doçura.” relatou o grupo, que escreveu a trajetória de dona Irma, eternizando seus ensinamentos.
Este e outros gestos simples que trouxeram grande impacto no dia dos pacientes, reforçando a importância do cuidado humanizado e centrado na pessoa.