Busca pela eficiência e produtividade são discutidos em evento da FEHOSUL
Evento ocorreu no Tecnopuc (PUCRS) em Porto Alegre na última sexta-feira (6).A FEHOSUL (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS), em parceria com o SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre) e AHRGS (Associação dos Hospitais do RS), realizou a primeira edição do Seminários de Gestão deste ano no dia 06 de setembro (sexta-feira), no Auditório HP (Prédio 97) do Tecnopuc (Parque Científico e Tecnológico da PUCRS), por meio de parceria com o Biohub PUCRS. O Seminários deste ano marcou a volta do tradicional evento da entidade que em 2024 comemora os seus 35 anos de trajetória.
O diretor da FEHOSUL e Superintendente do Tacchini Saúde foi responsável por fazer a abertura e comandar os debates. Hilton Mancio destacou a importância do evento que marca os 35 anos da entidade patronal e que discutiu assuntos importantes em um momento de recursos escassos na saúde.
Conforme Mancio, “este é um momento importante pois o evento marca também os 35 anos da FEHOSUL, uma entidade de tanta relevância para o nosso Estado. Um evento como esse nos leva a refletir sobre o que é mais importante em um momento em que nossas instituições estão muito focadas na busca pela eficiência e produtividade em função de tudo o que atravessa o setor. Vemos notícias todos os dias de dificuldades, recursos escassos e nós temos que achar soluções e caminhos. Então nada mais importante do que trazer profissionais experientes para compartilhar suas experiências e nos ajudarem nesta jornada como gestores na área da saúde.”
Mancio reforçou que não é apenas a questão custo a ser trabalhada pelas gestões hospitalares ou de clínicas e empresas de medicina diagnóstica. É preciso igualmente um olhar mais apurado para a jornada e a experiência do paciente e avaliar a produtividade e as ineficiência sob a ótica do uso do tempo. “Muitas vezes a gente deixa de olhar o tempo. O tempo que o paciente fica em uma tomografia que dura apenas cinco minutos, por exemplo. Porque pedimos que ele chegue 30 minutos antes? Quando tempo ele leva para fazer tudo? Tudo isto é uma ineficiência. Estas etapas todas geram desperdícios e muitas vezes não nos damos conta disto, olhando apenas o número econômico no final do processo. Precisamos olhar o todo. É isto que esperamos em um encontro como esse”, completou o Diretor da FEHOSUL.
Na palestra “Como reduzir custos através do aumento da eficiência Assistencial” André Wajner (CEO da Eficiência Hospitalista) destacou a importância da busca pela eficiência a partir de ações no âmbito assistencial. Em sua palestra ele Wajner (no centro, foto abaixo) trouxe cases demonstrando como a eficiência na beira do leito pode tornar a instituição mais duradoura e sustentável, tanto economicamente como assistencialmente.
“Cada vez mais as instituições de saúde precisam ter uma sustentabilidade econômica. E para isto, uma das grandes frentes para isto é conseguir ser eficiente sob o ponto de vista assistencial. Diminuir a variabilidade assistencial que existe na saúde para conseguirmos de fato gastar menos e aumentar o faturamento.”
Sobre a participação no Seminários de Gestão, Wajner lembrou que ele vinha seguidamente nos eventos como ouvinte e que participar dele como palestrante é um prazer. Ele ainda destacou que a medicina hospitalista e a gestão de altas são frentes comprovadamente viáveis e podem ser utilizadas em ações que buscam a diminuição de desperdícios e a melhora da jornada do paciente. “Eu vinha nos eventos há alguns anos e ser palestrante em um evento tão qualificado é muito importante para que a gente de fato possa qualificar e passar para o gestor, tanto de hospitais como de operadoras, que o caminho para a sustentabilidade passa por serem mais eficientes. Entre os cases abordados estão alguns relacionados à medicina hospitalar e escritório de gestão de alta. Nós já temos mais de 50 hospitais seguindo o modelo proposto pela nossa empresa Eficiência Hospitalista”, completou.
O CEO do Grupo Naxia (Naxia Digital e Naxia Telemed), Bernardo Alves da Silva (à esquerda na foto abaixo), demonstrou em sua palestra “Healthtechs como parceiras da busca pela eficiência, melhora de processos e resultados” a relevância que este tipo de empresa tem conquistado, ajudando hospitais a superar problemas.
“Na palestra abordei a importância que as Healthtechs têm conquistado no ramo hospitalar, com a mudança de paradigmas, influenciando positivamente os resultados e a segurança do paciente. A Healthtechs que ajudam na padronização de processos também vem sendo cada vez mais buscadas, levando melhorias como agilidade e maior controle das iniciativas gerenciais e assistencias”, disse Alves da Silva.
A Gerente de Operações da Oncoclínicas RS – Oncoclínicas&Co, Vanessa Patzlaff Brandolf (no centro, foto abaixo), apresentou o tema “A linha de cuidado para pacientes oncológicos como ferramenta de gestão”.
Segundo Brandolf, “Na palestra pude apresentar o conceito de Linha de Cuidado e como ela, juntamente com a gestão de dados e a tecnologia, pode melhorar o cuidado do paciente e reduzindo o tempo de diagnóstico, melhorando a eficiência assistencial. A Linha do Cuidado [Programa OC – Linha do Cuidado] tem o objetivo de transformar o cuidado do paciente, reduzindo o tempo entre o diagnóstico e o tratamento. Desde 2020, a Oncoclínicas desenvolve este programa que busca interagir com todos os playes envolvidos no cuidado, trazendo eficiência operacional e evitando os desperdícios e diagnósticos tardios.”
A “Cultura de segurança nas instituições de saúde: desafios e perspectivas”, palestra apresentada por Cassiana Prates (Gerente de Qualidade e Segurança da SANE e Trainee do IAHCS Acreditação) trouxe alguns pontos de reflexão sobre a segurança do paciente.
“Precisamos educar melhor os nossos pacientes sobre os reais perigos dos procedimentos e exames feitos em nossas instituições. O paciente muitas vezes não é devidamente informado e acompanhado após um procedimento, por mais simples que possa ser. Este é um desafio de todos que deve começar a ser enfrentado”, destacou Prates (a segunda da esquerda para a direita na foto acima0. Ela também pontuou que eventos de crise, como a Covid e as enchentes, exigem dos hospitais uma cultura de segurança que tenha níveis altos de maturidade, algo que poucos de fato possuem. “O nível de maturidade da Cultura de Qualidade e Segurança corrente na Organização tem influência direta no enfrentamento e resposta diante de uma crise”, defendeu.
Parceiros
Parceiros do Seminários de Gestão (Banrisul, Biohub PUCRS e Health Meeting) também apresentaram conteúdos.
Ivanor Antonio Duranti (Diretor de Crédito do Banrisul), apresentou linhas de financiamento e produtos voltados ao setor da saúde. “A importância do Banrisul neste evento se traduz pela própria missão do banco, que é fomentar, incentivar e apoiar todas as iniciativas da comunidade gaúcha e, especialmente o setor de saúde, que tem como missão de prevenir e cuidar das pessoas para que tenham uma saúde cada vez melhor. Em relação às opções que o Banrisul dispõe para o setor de saúde nós temos linhas de capital de giro, linhas para investimento e para a inovação em saúde” destacou Duranti.
“Em capital de giro, a Conta Única Banrisul é uma linha pré-aprovada pelo banco quando contratada, que o cliente se auto atende do seu escritório, empresa, hospital, entidade ou clínica de saúde. A opção de utilizar o limite pode ser acessado 7 por 24, ou seja, está disponível 7 dias por semana, nas 24 horas do dia. O capital ele devolve ao longo do seu fluxo de caixa. Em relação a inovação, é importante destacar as linhas da Finep que permitem que os hospitais ou entidades da saúde possam usar esta linha para fazer melhorias e customizar os seus processos de atendimento. Esta linha não contempla somente máquinas, TI ou equipamentos, mas também mudança de processos e customização de recursos como a construção de um prédio ou ala nova até as instalações e todos os equipamentos internos que se caracterizem por customização de um processo atual para um mais simples, moderno e menos custoso”, explicou o Diretor. Saiba mais em www.banrisul.com.br.
Rafael Baptista (Coordenador do Biohub PUCRS), falou sobre o BioHub, uma iniciativa da PUCRS, por meio do Tecnopuc, do Instituto do Cérebro (InsCer), do Hospital São Lucas (HSL) e das Escolas da Universidade. “A atuação do BioHub envolve um conjunto de ações sincronizadas entre as áreas. O objetivo é promover a inovação, conectando talentos e conhecimento para gerar negócios inovadores em ciência da vida”, explicou.
“No Tecnopuc construímos o futuro que vislumbramos com pessoas, criatividade e inovação para gerar impacto. O público-alvo do Biohub são healthtechs, biotechs, health industry & service research, pesquisadores, alunos, professores e também hospitais, indústria farmacêutica e demais empresas atuantes no setor da saúde. Para os parceiros há oportunidades como acesso a inovação, colaborações estratégicas, desenvolvimento profissional, impacto social positivo e retorno sobre o investimento. Convidamos a conhecerem todo o potencial de parcerias que a Biohub pode oferecer, acessando o nosso site www.pucrs.br/biohub.”
Alessandra Dewes (Gerente Executiva do SINDIHOSPA e Gestora de Congressos Health Meeting) apresentou novidades do evento Health Meeting 2024. “Nós teremos neste ano mais de 20 atividades técnicas na Feira, com congressos de assistência, gestão e inovação. Em cada dia teremos mais de oito atividades técnicas com muito conhecimento, geração de negócios e oportunidades.”
“Convido todos a estarem presentes conosco em Porto Alegre, nos dias 11, 12 e 13 de novembro, no prédio 40 da PUCRS”, disse Dewes. Saiba mais sobre o evento em www.hmbrasilfeiras.com.br.
Os patrocinadores desta edição são o Banrisul e a Naxia Telemed. Os apoiadores são IAHCS Acreditação, Oncoclínicas&Co., CNSaúde, Eventize, Eficiência Hospitalista, CBEXs Sul, Health Meeting Business & Innovation e Naxia Digital. A certificação é fornecida pela Fasaúde (Grupo IAHCS) e o veículo de comunicação oficial do evento é o portal Setor Saúde.
Nova edição do Seminários de Gestão em dezembro e Jogos da Saúde em outubro
No final do evento a FEHOSUL anunciou a segunda edição do Seminários de Gestão deste ano, em 2 de dezembro. A edição também terá a premiação “Destaques da Saíude”, com distinção aos projetos e estabelecimentos de destaque da saúde do Rio Grande do Sul. Em breve a entidade anunciará os conteúdos, palestrantes e premiados no Destaques da Saúde.
Outra novidade é a confirmação das datas do tradicional evento festivo “Jogos da Saúde”. Realizado em parceria com o Sistema FECOMÉRCIO-RS/SESC , o evento ocorre nos dias 19 e 20 de outubro (sábado e domingo, respectivamente), na sede campestre do SESC, em Porto Alegre. As inscrições serão abertas nos próximos dias.