CCG Saúde celebra o “Dia Pan-americano da Saúde”
Operadora reitera a importância da prevenção como a principal forma de evitar doenças e obter melhor qualidade de vida para a populaçãoO CCG Saúde/Hapvida NotreDame Intermédica reforça a campanha pelo Dia Pan-americano da Saúde, nesta sexta-feira (2), reiterando a importância da prevenção como a principal forma de evitar doenças e obter melhor qualidade de vida para a população.
A definição de saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Na opinião do Dr. Filipe Rodrigues Silveira, coordenador médico dos Programas de Saúde, Grupo CCG Saúde / Hapvida NotreDame Intermédica, no Rio Grande do Sul, “é muito difícil atingir a saúde completa com base nessa definição. Então, o dia Pan-americano da Saúde é importante, porque colocamos em pauta assuntos de extrema relevância para gerar saúde a todos e nos aproximarmos dessa “saúde perfeita”.
O médico enfatiza que não é só a falta de doença, é preciso focar também na prevenção e bem-estar. “A pandemia do Covid-19 mostrou, e segue mostrando, o quanto cuidar da saúde é importante e necessário”. Ele reforça a ideia de que prevenir é sempre o melhor caminho. “Evitar que fiquemos doentes é o cerne dessa campanha e, portanto, ela é de suma importância para todos nós, como médicos, profissionais da saúde e população em geral”.
PUBLICIDADE
Preservação da saúde
Segundo o Dr. Silveira, as pessoas devem sempre preservar e promover sua própria saúde. “Devemos buscar conhecimento e informações em fontes confiáveis, seguir as orientações das organizações como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde, bem como dos nossos profissionais de saúde que nos acompanham”.
Uma outra recomendação é que as pessoas mantenham suas consultas médicas em dia, para poderem seguir e prevenir com ações corretas e uma fonte confiável que é o seu médico. O coordenador médico complementa dizendo que é preciso fazer o uso correto de medicações, buscar uma ingestão hídrica adequada e uma alimentação balanceada associada à atividade física regular, são os segredos de uma vida saudável, conclui.
Conquistas da Campanha
As conquistas alcançadas pelo Dia Pan-americano da Saúde, ao longo de décadas no Brasil, devem ser comemoradas e cada vez mais incentivadas, segundo o profissional. “Desde sua criação, em 1941, a campanha atingiu diversos objetivos, além de toda a consciência que foi instaurada na população e sempre essas conquistas giram em torno da prevenção”, destaca Silveira.
De fato, a evolução das vacinas e a erradicação de doenças com alta prevalência em décadas atrás é uma das maiores conquistas dessa campanha. A Poliomielite (paralisia infantil) é um exemplo, deste esforço da campanha, depois de uma intensa cruzada em prol da vacinação contra a doença em todo o território nacional. “Envolvendo um extenso projeto de ações, propaganda e divulgação permite combater culturas que são deletérias à saúde da população. A informação confiável e assertiva é o principal mecanismo de ação e o principal resultado atingido pela campanha em questão”, conclui.
Sobre o programa
Instituída pelo Decreto nº 8.229 de 1941, as ações de campanha, em todo o Continente, tem caráter educativo. Seu principal objetivo é a mobilização em torno da conscientização sobre os riscos com doenças e os principais cuidados que devem ser observados na prevenção de males típicos regionais, além de buscar qualidade de vida e bem-estar para a população.