Gestão e Qualidade | 18 de agosto de 2020

Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus cria Núcleo de Experiência Do Paciente

Segundo estudos, mais de 40% dos pacientes escolhem os hospitais onde querem ser tratados por conta das experiências não clínicas
Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus cria Núcleo de Experiência Do Paciente

Com o objetivo de oferecer um atendimento de qualidade, baseado na melhor experiência do paciente, o grupo multidisciplinar do Centro Integrado de Oncologia (CIO) do Hospital Mãe de Deus criou o Núcleo de Experiência do Paciente. Semanalmente, o Núcleo se encontra para avaliar estratégias essenciais que visam a melhoria do atendimento integral ao paciente oncológico, através do levantamento de pontos importantes que podem fazer a diferença na experiência do paciente durante sua jornada.


“Em nossas reuniões periódicas, discutimos e revisamos os processos assistenciais do CIO por meio da metodologia da matriz GUT, que auxilia na priorização de resolução dos apontamentos da equipe sendo possível classificá-los de acordo com a Gravidade, Urgência e Tendência. Isso torna o núcleo bastante prático e intuitivo”, destacam as coordenadoras assistenciais do CIO, Enf. Natália Santos e Enf. Maryana Matos.


Segundo estudos, mais de 40% dos pacientes escolhem os hospitais onde querem ser tratados por conta das experiências não clínicas

Manual Educativo do CIO

Até o final do ano, o grupo pretende entregar o Manual Educativo do CIO, direcionado aos pacientes em tratamento oncológico, que terá, em um único material personalizado, todas as informações que ele precisa, desde nutrição, medicação até consultas conforme o tratamento realizado.


“Além desta entrega, estamos continuamente revisando ações de segurança, através de um protocolo de assistência segura e humanizada. O papel do Núcleo é ajudar a manter esta cultura entre todas as equipes administrativas, assistenciais e médicas para que eles se sintam responsáveis em promover um resultado positivo aos nossos pacientes”, completa Dr. Ricardo Moacir Silva, oncologista clínico e um dos idealizadores do núcleo.  Que ainda reforça: “segundo estudos, mais de 40% dos pacientes escolhem os hospitais onde querem ser tratados por conta das experiências não clínicas. Ou seja, a experiência do paciente é algo fundamental para um atendimento de qualidade”.


 



VEJA TAMBÉM