Gestão e Qualidade, Jurídico | 17 de junho de 2015

Sindihospa promove evento sobre o eSocial

Palestra contou com a presença de 50 pessoas
eSocial2

Cerca de 50 pessoas compareceram, no dia 12 de junho, ao Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa) para acompanhar a palestra do técnico contábil Paulo Ricardo da Silva sobre o eSocial – programa do governo federal que pretende unificar o envio informações fiscais das empresas para os órgãos fiscalizadores.

Segundo o especialista, “o eSocial é uma reforma do sistema da área trabalhista das empresas”. A plataforma de escrituração digital simplifica o cumprimento das obrigações, aprimora a qualidade das informações e facilita o cumprimento da legislação trabalhista.

O instrutor  destacou o interesse do governo em investir em novas tecnologias para agilizar os processos de fiscalização e reduzir a burocracia. “O sistema também colabora para a diminuição da informalidade e, consequentemente, para o aumento da arrecadação”, complementou.

O eSocial, em vigor desde o ano passado, permite também que os próprios trabalhadores “fiscalizem” se os empregadores estão cumprindo obrigações como o depósito do FGTS e recolhimento de INSS. A ferramenta eliminou obrigações acessórias das empresas e integrou em um grande banco de dados informações para os diversos órgãos fiscalizadores, como Receita Federal, INSS, Caixa Econômica Federal e Ministérios do Trabalho e da Previdência Social.

 

eSocial1

 

 

VEJA TAMBÉM