Gestão e Qualidade, Política | 18 de setembro de 2012

Mãe de Deus inaugura neurocirurgia em Capão da Canoa

Com investimento de mais de R$ 300 mil, serviço é inédito na região e atende pacientes do SUS
Mãe de Deus inaugura neurocirurgia em hospital em Capão da Canoa

Desde o início de setembro os moradores de Capão da Canoa, no litoral norte do Rio Grande do Sul, e região já podem contar com o serviço de neurocirurgia no Hospital Santa Luzia (HSL). A iniciativa é entre o Sistema de Saúde Mãe de Deus (SSMD) e a Secretaria Estadual de Saúde. Anteriormente, os pacientes da região ou em veraneio tinham que se deslocar para Porto Alegre, distante cerca de 140 km em uma viagem de cerca de duas horas.

O novo serviço funciona em plantão de 24 horas e atende pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares. Outro diferencial do serviço é o auxílio de modernas tecnologias, como telessaúde e digitalização de imagens.

O serviço está sendo coordenado pelo neurocirurgião, Dr. Arlindo D’Avila, gestor do Serviço de Neurocirurgia do SSMD, e conta com uma equipe de especialistas na área. Inicialmente, casos de traumatismo crânio-encefálico e cirurgias de descompressão craniana serão as prioridades. Mas as cirurgias mais complexas (aneurismas, tumores, coluna e epilepsia) poderão ser realizadas após o credenciamento, junto ao SUS, em alta complexidade.

No HSL, também está em fase de implantação o Centro de Referência no Tratamento de Reperfusão Cerebral, para o tratamento de acidente vascular cerebral (AVC), já tendo realizado o primeiro atendimento.

O SSMD investiu mais de R$ 300 mil em equipamentos e instrumentais cirúrgicos de última geração, disponíveis apenas em hospitais de ponta no país, segundo o hospital. O Hospital conta com  74 leitos de internação, sete leitos de UTI adulto, 12 leitos de recuperação pós-anestésica, nove leitos de internação psiquiátrica para adolescentes, cinco salas cirúrgicas, laboratório, tomografia computadorizada e radiologia 24 horas.

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM