Gestão e Qualidade | 17 de outubro de 2013

Grupo de Hemoterapia faz assembléia no dia 25

Os hemoterapeutas apreciarão medida da Defensoria Pública em defesa dos pacientes
Grupo de Hemoterapia analisa a Portaria

O Grupo de Hemoterapia da FEHOSUL analisou, em recente reunião,  a Portaria nº 01/2013 do Núcleo de Defesa da Saúde da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul. O documento tem como objeto investigar as razões de ausência de realização do Teste de Amplificação de Ácidos Nucleicos (Teste NAT), por suposto não financiamento dos mesmos pelas operadoras de saúde.

A Defensoria Pública, no interesse da sociedade,  na promoção dos direitos humanos e na defesa dos direitos do consumidor, está desenvolvendo entre as partes envolvidas, a conciliação em torno do tema. Foi considerado, principalmente, os benefícios da adoção do NAT, que reduz o tempo de detecção do HIV de 20 para 7 dias e das Hepatites B e C de 70 para 20 dias, encurtando a denominada janela imunológica. A Defensoria também instaurou um PADAC (Procedimento para Apuração de Dano Coletivo). Para esse levantamento, participarão as entidades convocadas: FEHOSUL, ANS, Secretaria Estadual de Saúde e Operadoras de Planos de Saúde.

Esta medida decorre de um importante passo da FEHOSUL junto à Defensoria Pública, e deve receber atenção especial de todos os serviços de hemoterapia que estão convocados para a assembleia específica que irá abordar o assunto. A data para a reunião está marcada para 25 de outubro, na sede da FEHOSUL.

 

VEJA TAMBÉM