Mundo | 1 de outubro de 2013

FDA aprova o primeiro remédio para câncer de mama em estágio inicial

Medicamento Perjeta mostrou eficácia em pesquisa e pode diminuir o número de tratamentos agressivos

A agência reguladora norte-americana FDA (Food and Drug Administration) aprovou na última segunda-feira, 30, o primeiro medicamento para tratar câncer de mama em estágios iniciais. A droga, chamada Perjeta, já estava liberada desde 2012 para pacientes em fase avançada ou com metástase tipo HER2.

Em comunicado oficial, a FDA argumenta que a Perjeta é “parte fundamental para um tratamento mais completo para pessoas que sofrem com tumores de mama em estágio inicial maiores do que dois centímetros, ou com grânulos linfáticos atingidos”, disse a agência em um comunicado.

Aproximadamente 25% dos tumores apresentam HER2 ou alguma amplificação deste gene, o que geralmente ocorre na fase precoce da doença. Assim, um a cada quatro pacientes com câncer de mama são HER2-positivo.

Ao ser usado nas fases iniciais da doença, o remédio “provocará tratamentos menos invasivos”, como explica o comunicado da FDA, ajudando pessoas com alto risco de reincidência do tumor, de metástase ou de óbito. “Deve ser usado em combinação com trastuzumab e quimioterapia, antes da cirurgia e, em alguns casos, será necessário seguir o tratamento quimioterápico”, ressalta o comunicado.

A aprovação do Perjeta como tratamento prévio baseia-se em um estudo de medições da polymerase chain reaction (PCR- reação em cadeia da polimerase), técnica que visa a obtenção de um grande número de cópias de um fragmento de DNA. A pesquisa analisou 417 pacientes tratados de quatro modos diferentes: com trastuzumab e docetaxel; com Perjeta e trastuzumab e docetaxel; com Perjeta e trastuzumab; ou com Perjeta e docetaxel.

“Cerca de 39% dos participantes atingiram o objetivo com o tratamento de Perjeta mais trastuzumabe e docetaxel, em comparação aos 21% dos medicados apenas com trastuzumabe e docetaxel”, garante a FDA. Atualmente, cerca de 4,8 mil outros pacientes estão em novos tratamentos e os resultados são esperados para 2016.

Os efeitos secundários mais comuns do Perjeta são perda de cabelo, diarreia, náusea e diminuição do número de glóbulos brancos do sangue. Pode também ocorrer haver problemas de coração e hipersensibilidade. O medicamento é comercializado pela Genentech, empresa do Grupo Roche.

VEJA TAMBÉM