Mundo | 20 de janeiro de 2015

7 dicas para ter um coração saudável e ainda diminuir o risco de câncer

É possível reduzir drasticamente o risco de doenças crônicas
7 dicas para ter um coração saudável e ainda diminuir o risco de câncer

Se você está fazendo o melhor de si para ter um estilo de vida que seja saudável para o coração, você também terá menos chance de desenvolver câncer. Um estudo realizado pela American Heart Association (AHA) constatou que as pessoas que praticam hábitos saudáveis ​​para prevenir problemas de coração tiveram menos chance de desenvolver algum tipo de câncer. Para ser mais preciso, 38% segundo a pesquisa.

“Esta é uma grande notícia para todos nós”, diz A. Marc Gillinov, cirurgião cardíaco no Instituto do Coração e Vascular da Cleveland Clinic, dos EUA. “A investigação confirma que você pode controlar a sua saúde. Seguindo algumas estratégias simples, podemos reduzir drasticamente o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas e câncer “, completa.

O estudo realizado pela AHA durou 13 anos e acompanhou mais de 13.000 indivíduos saudáveis. Os participantes foram avaliados com base em sete “métricas” de saúde e foram rastreados para os diferentes tipos de câncer. Os pesquisadores descobriram que quanto mais métricas “ideais” as pessoas tinham, menos chances de desenvolver câncer elas apresentavam.

Ter apenas uma (1) métrica reduziria o risco de câncer em 20%. Três (3) fatores reduziu o risco de câncer em 22%; e cinco a sete (5 a 7) empurrou o risco para abaixo de 38%. De acordo com a AHA, estas seriam as sete métricas para a saúde do coração – e as mesmas podem torná-la uma pessoa com menor probabilidade de ser diagnosticada com câncer.

Conheça as 7 dicas (métricas):

1.     Seja ativo. Obter pelo menos 30 minutos de moderada atividade física pelo menos cinco vezes por semana, pode reduzir risco de doença cardíaca, derrame e diabetes.

 2.     Manter um peso saudável. Muita gordura, especialmente ao redor da cintura, aumenta o risco de pressão alta, colesterol alto e diabetes.

 3.     Dieta saudável. Ter uma dieta rica em fibras de grãos integrais, proteínas magras, frutas e legumes coloridos e que seja pobre em gorduras saturadas e trans, colesterol, sódio e açúcares.

 4.     Manter os níveis de açúcar no sangue seguros. Proteja os seus órgãos vitais e reduza o consumo dos açúcares que são encontrados em refrigerantes, doces e sobremesas açucaradas. Se você tem diabetes, isso pode fazer com que o açúcar no sangue se eleve a níveis perigosos, danificando o coração, rins, olhos e nervos ao longo do tempo.

 5.     Gerenciar seu colesterol. Quando você tem muito colesterol “ruim” LDL, a placa bacteriana pode se formar em veias e artérias, o que pode causar ataques cardíacos e derrames.

 6.     Manter a pressão arterial baixa. A hipertensão é o fator de risco mais significativo para doença cardíaca e coloca os rins sob pressão.

7.     Não fume. Fumar prejudica todo o sistema circulatório e aumenta o risco de doença cardíaca coronária, artérias endurecidas, aneurismas e coágulos sanguíneos.

VEJA TAMBÉM