Empregabilidade e Aperfeiçoamento, Gestão e Qualidade | 25 de outubro de 2016

4 dicas para melhorar o trabalho das equipes de saúde

Especialistas da Google apontam formas de qualificar o trabalho em conjunto
4-dicas-para-melhorar-o-trabalho-das-equipes-de-saude

O segredo para uma equipe de saúde bem sucedida não está na capacidade de seus membros individualmente, mas sim como eles funcionam juntos. Essa é a mensagem de dois executivos da empresa Google, que delinearam uma estratégia para que as lideranças e os gestores de saúde criem times eficazes em melhorar os resultados com foco nos pacientes.

“No Google, nós descobrimos que a segurança psicológica leva a melhores resultados da equipe”, escrevem Jessica Wisdom, gerente analítica de pessoas, e o Dr. Henry Wei, diretor médico, em um post do NEJM Catalyst.

Isso significa que os indivíduos da equipe devem se sentir livres para fornecer suas contribuições sem medo de constrangimentos. Para criar um ambiente seguro que irá inspirar uma cultura de aprendizagem, os autores destacam de forma rápida e clara, dicas para os líderes de saúde:

1. Avalie as equipes atuais

Analise como os membros interagem para determinar o que eles fazem bem e o que precisa ser melhorado. As equipes mais eficazes costumam ser pequenas e compartilham objetivos comuns. Se a equipes não têm responsabilidade mútua e interdependência, podem não produzir os resultados esperados.

2. Cuide os sinais de alerta

Os membros da equipe têm medo de pedir ou fornecer um feedback construtivo? Será que eles se sentem confortáveis ao discutir metas, procedimentos e erros uns com os outros?

3. Adote medidas para construir a segurança psicológica

Quando os membros discordam, estimule-os a dizer coisas como “o que eu ouvi você dizer foi que…”, antes de colocar seus pontos de vista. Faça um esforço para reconhecer as contribuições de outros membros da equipe na frente de toda a equipe.

4. Crie um modelo de reunião diferente

Os especialistas observam que as equipes que convivem com reuniões diárias – no máximo 10 minutos – relatam níveis mais elevados de segurança psicológica. São importantes pois ajudam a corrigir rapidamente caminhos distorcidos, além de ajudar na afirmação da ideia de “unidade/união” da equipe em busca dos objetivos.

 

VEJA TAMBÉM