Tecnologia e Inovação | 28 de março de 2017

3 exemplos de inovação com o uso de tecnologias

Telemedicina, centros de simulação e mapas 3-D são usados para aprimorar treinamento e cuidados ao paciente
3 exemplos de inovação com o uso de tecnologias

Imagine você em um complexo hospitalar de grandes proporções, com anexos e mais anexos, prédios para todos os lados. Pense agora em ter que fazer um exame em algum desses edifícios e depois ter que entregá-lo ao médico em outro; ou, na hora do almoço, procurar restaurantes ou uma lanchonete; e para estacionar o carro, qual o estacionamento fica mais próximo do local do meu atendimento ou do lugar em que meu parente está internado?

Os 15 melhores hospitais dos EUA

Por causa dessas dúvidas e para melhorar a circulação das pessoas, o Hospital Geral de Massachusetts, dos EUA, lançou um mapa interativo com plataforma de tour virtual construído para facilitar a experiência dos pacientes, funcionários e visitantes da instituição. O mapa, (abaixo), feito pela concept3D usando sua plataforma atlas3D, é navegável via computador e celulares, e ajuda os usuários a encontrar o caminho para o complexo, localizar o estacionamento e obter instruções de como chegar aos destinos desejados.

mapa

 

O usuário pode criar rotas, encontrar os prédios e ainda permite saber aonde se localiza restaurantes, hotéis e pontos de interesse em torno do hospital. Além disso, a ferramenta detalha rotas acessíveis para usuários de cadeiras de roda, entradas, farmácias, transporte público, entre outras amenidades.

No Brasil, algumas instituições como universidades e hospitais possuem seus mapas interativos. No Rio Grande do Sul, a UFRGS e a Santa Casa de Porto Alegre são dois exemplos similares.

Centro de simulação médica permite experiências realistas

Estudantes de Medicina do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Oklahoma (OSU) se beneficiarão de um novo centro de simulação que será aberto ainda este ano. O centro que vai treinar os alunos da Escola de Medicina Osteopática da OSU está localizado no Edifício Médico Acadêmico A.R. e Marylouise Tandy, que atualmente está em construção.

Os alunos serão imersos em um ambiente médico realista com um departamento de emergência totalmente operacional, sala de operações, unidade de cuidados intensivos, sala de parto e ambulância, dando-lhes oportunidades para praticar procedimentos e habilidades necessárias. Manequins também simulam a vida real, com a capacidade de falar, transpirar, piscar, respirar, sangrar e até mesmo dar a luz a “bebês manequins”. No Brasil, matéria do Setor Saúde tratou sobre o lançamento de simuladores para treinamento médico, em Porto Alegre.

Cadeia de supermercados abre espaço para a colaboração em telemedicina

A Publix, uma cadeia americana de supermercados, volta-se cada vez mais para suas comunidades com uma nova iniciativa de cooperação em saúde. O supermercado, que também vende medicamentos por meio de sua farmácia, fez uma parceria com a BayCare, um grupo médico com sede na Flórida, para um programa de telemedicina. Inicialmente, a colaboração incluirá pontos de telemedicina da marca BayCare em vários locais da Publix, estações de triagem da BayCare em todos os Publix e farmácias da Publix em cinco hospitais da BayCare.

“Através deste acordo, nós não só seremos capazes de fornecer o conhecimento da BayCare aos clientes da Publix que procuram cuidados médicos não emergenciais, mas também poderemos oferecer o serviço de qualidade da Publix aos pacientes da BayCare”, afirma Fred Ottolino, vice-presidente de operações da farmácia da Publix.

Os pontos de telemedicina estão localizados em salas privadas, equipadas com videoconferência e câmeras de alta definição, permitindo que os pacientes se conectem diretamente a um médico da BayCare. Os médicos acompanharão os pacientes através do uso de equipamentos como estetoscópios e esfigmomanômetro, para a tomada dos sinais vitais e diagnósticos. A equipe de suporte da Publix Pharmacy também estará disponível para ajudar pacientes, se necessário.

VEJA TAMBÉM