Geral | 26 de maio de 2014

26 de maio: Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

Mais da metade da população brasileira não sabe o que é a doença
26 de maio - Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

No dia 26 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo. A data visa chamar a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. De acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma, mais da metade da população brasileira não sabe responder o que é a doença glaucoma. E um a cada três brasileiros com mais de 16 anos de idade nunca foi ao oftalmologista.

O glaucoma é uma doença hereditária, na maioria das vezes assintomática, na sua fase inicial. Indivíduos afrodescendentes em geral devem redobrar os cuidados pois, segundo o Estudo de Baltimore (EUA), a patologia é quatro vezes mais recorrente entre pessoas de etnia negra em relação aos brancos ou caucasianos. As razões dessa predominância entre raças ainda são investigadas, mas de acordo com o estudos, a doença atinge 3,4% dos brasileiros acima dos 40 anos, principalmente os afrodescendentes e indivíduos com histórico de casos na família.

Embora em menor frequência, crianças e pessoas com idade inferior aos 40 anos também podem desenvolver a doença. O glaucoma congênito acomete recém-nascidos, enquanto o glaucoma secundário é decorrente de outras enfermidades como diabetes, uveítes e cataratas.

Diagnóstico precoce – O diagnóstico do glaucoma é feito com um exame oftalmológico completo, que inclui a medida da pressão intraocular e avaliação do nervo ótico. O tratamento correto estabiliza a lesão glaucomatosa, impede a perda visual grave e evita a cegueira.

Tratamento – O tratamento pode ser feito com colírios, laser e em alguns casos, cirurgia. O colírio é a forma mais comumente utilizada para tratar o glaucoma, e pesquisas demonstram que a obediência ao horário e a forma correta da instilação do colírio melhoram o controle do glaucoma.

Sintomas – O paciente geralmente experimenta uma perda de visão periférica, que pode levar anos até que se instale a perda da visão central e conseqüente cegueira. Dor ocular, lacrimejamento, vermelhidão dos olhos, visão embaçada e com halos coloridos podem ser sintomas do glaucoma.

Tipos de glaucoma – Há vários tipos da doença, sendo mais comum o crônico simples, ou glaucoma de ângulo aberto, com cerca de 80% dos casos, provocados por uma alteração na região da câmara anterior, que aumenta a pressão intra-ocular. Entre os tipos mais raros estão o de ângulo fechado, causado pelo aumento súbito da pressão intra-ocular; o congênito, que afeta recém-nascidos; e o secundário, provocado por outras doenças.

VEJA TAMBÉM