Geral | 14 de janeiro de 2016

12 informações a saber sobre a ressonância magnética antes de um exame

Dicas importantes para o paciente pouco acostumado com o exame
12 informações a saber sobre a ressonância magnética

A Ressonância Magnética (RM) é um exame diagnóstico de alta definição, método que não utiliza radiação ionizante e produz imagens de praticamente qualquer parte do corpo humano. É realizada através da combinação de um campo eletromagnético e ondas de radiofrequência. A sua capacidade de visualizar ou “cortar” o órgão ou estrutura a ser analisada, em todos os planos: axial, coronal, sagital ou oblíquo; além de múltiplas sequencias com diferentes ponderações, diferencia este importante método diagnóstico da tomografia computadorizada, outro exame de relevância para melhor identificar situações patológicas.

As desvantagens podem ser o ambiente fechado (claustrofóbico) e o barulho para o paciente. Necessita também da colaboração do paciente, pois este deve permanecer imóvel por algum tempo (média de 30 minutos). O exame ajuda o médico a avaliar a extensão das lesões, já que cria imagens de alta definição de órgãos e tecidos. Também é usado para ajudar a diagnosticar infecções, tumores, AVC, entre outros.

O paciente que já passou por uma RM sabe que não há maiores complicações. Contudo, como lembra um artigo do portal norte-americano Prevention, “você é levado para dentro de um tubo não muito maior do que o seu corpo, e ficará ‘preso’ lá por até uma hora”.

Para amenizar possíveis preocupações, conheça algumas informações importantes:

1 Não usar joias

Deixe em casa brincos, pulseiras e relógios. Não se pode usar roupa que contém zíper, gancho ou botão. Alguns profissionais não recomendam maquiagem e outros cosméticos, porque eles podem conter partículas metálicas. O aparelho cria um poderoso campo magnético que pode desalojar e mover metal. Se você tiver um marca-passo ou implante que pode conter metal, certifique-se de alertar o seu médico antes e avise o técnico na hora do exame.

2 Você pode receber uma injeção ou ter que beber uma solução

Às vezes, um “dye” é usado para dar contraste e ajudar certos órgãos, vasos, ou tecidos a aparecerem mais claramente em uma ressonância magnética.

3 Você pode ouvir música

É possível ouvir música através de fones de ouvido. Isso oferece algo em que se concentrar além do que está realmente acontecendo, o que contribui para acalmar o paciente. Em alguns casos, instituições oferecem óculos especiais, para assistir algo diferente do que o interior do tubo de ressonância magnética.

4 Nem sempre é preciso entrar completamente no tubo

Para alguns exames de RM, é imprescindível entrar completamente no tubo. Porém, se a lesão for no pé, por exemplo, é possível ficar com o corpo na máquina e a cabeça fora, o que reduz muito a sensação de claustrofobia. Antes do exame, pergunte ao técnico como será o procedimento.

5 Você será posicionado

Os técnicos de ressonância magnética precisam de uma visão clara da parte do corpo que está sendo digitalizada, e eles podem usar cintas para sustentar o paciente em alguma posição, para que possa se obter uma visão clara. Isso pode ser um pouco estranho, mas geralmente não é tão desconfortável.

6 Ressonância Magnética aberta

Para os pacientes que são realmente claustrofóbicos, há a opção “aberta” de RM. Esta máquina é em forma de U ao invés de um tubo fechado, mas pode ser igualmente estreito e a qualidade da imagem pode ser de menor qualidade. Muitos exames abertos não têm o mesmo grau de capacidade de imagem para que o profissional obtenha a informação clínica necessária.

7 Você pode tomar medicamentos

Consulte o seu médico se você pode tomar medicamentos. Muitas vezes é necessário dar ansiolíticos, relaxante muscular e/ou anticonvulsivante, para que os pacientes possam estar acordados e capazes de cooperar durante o exame, mas relaxados o suficiente para que o espaço apertado não o incomode.

8 É tranquilo lá dentro, apesar dos sons

Estar dentro de um aparelho de ressonância magnética pode dar a sensação de estar em uma máquina de lavar cheia de bolas de tênis. Todos os ruídos e batidas são normais. Você pode usar protetor auricular se o som incomoda, e você pode se comunicar com o técnico durante a consulta.

9 Você pode manter os olhos fechados

Algumas pessoas simplesmente fecham os olhos antes de serem inseridos no tubo e os mantêm fechados durante o exame. Ao não ver o tubo, é mais fácil evitar a sensação de claustrofobia.

10 Você deve ficar acordado

Isso é mais complicado do que parece, uma vez que você está mantido absolutamente imóvel e você pode ter fechado os olhos. Mas se você cochilar, seu corpo pode se contorcer, o que pode tornar as imagens borradas e ser necessário um novo exame. Você também precisa estar alerta o suficiente para cumprir com todas as instruções de respiração (você pode ter que prender a respiração por 15 a 25 segundos algumas vezes, ao longo do exame).

11 Há pausas

Uma ressonância magnética geralmente dura 30 a 60 minutos, mas as imagens são tiradas em uma série de conjuntos. A maioria dura alguns minutos e durante esse tempo você vai ter que ficar perfeitamente imóvel. O técnico provavelmente irá dizer quando um conjunto de imagens foi feito e outro está prestes a começar, então você vai ter um momento para coçar o nariz, mexer um pé, ou algo semelhante.

12 Há um botão de pânico

Se você não está bem e realmente precisa sair da máquina, não é preciso se contorcer e rastejar para fora. Muitas vezes a equipe de profissionais fornece um botão do pânico, que você pode apertar se estiver desconfortável. Para alguns pacientes, ter em mãos esse controle faz o exame muito menos intimidante.

RM

 

fotos GE Healthcare (http://www3.gehealthcare.com/)

 



VEJA TAMBÉM