Tecnologia e Inovação | 9 de julho de 2014

10 previsões científicas que serão realidade em 2025

Lista apresenta idéias em andamento que poderão mudar o mundo em 10 anos
10 previsões científicas que serão realidade em 2025

Para avaliar os avanços da ciência e projetar a realidade do planeta em 2025, analistas da agência de notícias internacional Thomson Reuters elaboraram uma lista com possíveis inovações que podem surgir nos próximos anos. Cientistas e especialistas vasculharam tendências, estudos, patentes e outras fontes, para chegar às 10 previsões que poderão ser realidade daqui há 10 anos.

Ao examinar que assuntos estão sendo investigados, quem está pesquisando e o quê está sendo patenteado, o grupo apresentou a lista no Aspen Ideas Festival. A lista inclui as primeiras novidades que são diretamente ligadas à saúde, como a cura da diabetes do tipo 1 e a diminuição de casos de demência. Veja a lista completa:

1. Demência em declínio

Enquanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê que mais de 70 milhões de pessoas serão afetadas pela demência, a maioria vítima do de Alzheimer, o aumento de casos pode ser atenuado por avanços da genética que levem à detecção precoce e possível tratamento da doença degenerativa do cérebro.

2. Prevenção da diabetes tipo 1

Ao contrário do tipo 2, que geralmente se desenvolve quando o corpo perde gradualmente a capacidade de quebrar o açúcar adequadamente, diabéticos do tipo 1 não conseguem produzir insulina suficiente. Os avanços na engenharia genética irão conduzir a uma técnica mais eficaz para “fixar” essas falhas genéticas que contribuem para a diabetes do tipo 1, assim como outras desordens metabólicas, tornando-se possível a cura.

3. Tratamentos menos tóxicos para combater o câncer

Com base na promessa das imunoterapias, que atuam de forma mais precisa nas células tumorais, os pesquisadores terão um conhecimento mais profundo dos pontos fracos da evolução da doença, o que irá ajudar a desenvolver medicamentos mais potentes e precisos que podem eliminar tumores com poucos efeitos colaterais.

4. Mapa do DNA

O sequenciamento do genoma já é uma realidade, mas ainda não há muito que fazer com essa informação. No entanto, num futuro próximo, será possível prever o risco de desenvolvimento de doenças, bem como a capacidade do indivíduo responder (ou não) a certos medicamentos. Com maior conhecimento sobre o genoma e as funções de cada gene, a capacidade dos médicos para prever resultados de tratamentos aumentará muito. Dentro de uma década, a obtenção de um mapa de base de DNA já no nascimento poderia ser uma maneira valiosa de se preparar para uma vida mais longa e saudável.

5. Energia solar

Trata-se da maior fonte de energia no planeta. De acordo com renomadas pesquisas científicas realizadas nos últimos dois anos, as melhorias na tecnologia fotovoltaica, ligação química e no uso de fotocatalisadores vão converter a energia solar para muito além da consciência ambiental. A energia solar será utilizada para beneficiar grande parte, ou quase a totalidade, da sociedade.

6. Teletransporte

Com mais de 400 citações em estudos feitos em 2012, o Bóson de Higgs (partícula elementar bosônica prevista pelo Modelo Padrão de partículas, teoricamente surgida logo após ao Big Bang) torna mais plausível o teletransporte.  Pedidos de patentes recentes relacionadas à partícula eclodem, com especialistas buscando “um corpo com aceleração na velocidade da luz” que faça evoluir os estudos sobre a velocidade da luz.

7. Tudo será digital

Do menor item pessoal até um gigantesco produto continental, tudo, em todos os lugares, será digitalmente conectado. Resultado da melhoria dos semicondutores, capacitores de nanotubos de carbono, ou grafeno-redes livres de células e tecnologia 5G.

8. Fim da escassez de alimentos

Avanços em tecnologias de iluminação e imagem técnicas, juntamente com a modificação genética de cultivo, proporcionarão um ambiente propício para o sucesso das colheitas, bem com a detecção de alimentos estragados. Com mais de oito bilhões de bocas para alimentar, o mundo vai recorrer a uma confluência de ciências agrícolas, genética e tecnologia na concepção de novos e melhores meios de produção.

9. Embalagens derivadas de celulose

Bio-nanocompostos baseados em nanocelulose serão usados em 100% das embalagens totalmente biodegradáveis. O acondicionamento de produtos à base de petróleo não existirá mais. Embalagens tóxicas de plástico não-biodegradável, que prejudica cidades, campos, praias e oceanos, estarão perto da extinção em 2025. A nanocelulose é um material que compreende fibrilas de celulose de tamanho nano com uma alta relação comprimento/largura. Em termos leigos, é um pseudo-plástico. Bio-nanocompostos são derivados a partir dessa matéria.

10. Transporte aéreo e elétrico

A engenharia aeroespacial trabalha na criação de um veículo novo e elétrico, para transporte terrestre e aéreo. Melhorias na eficiência de baterias (como o uso de lítio), juntamente com a utilização de materiais leves e fortes, não só irá transformar os veículos, mas darão origem a uma nova classe de aeronaves para as massas. Em 2025, ir do ponto A para o ponto B será significativamente diferente. Carros e aviões continuarão existindo, mas serão mais inteligentes e alimentados por bateria, serão capazes de viajar longas distâncias.

VEJA TAMBÉM