Mundo | 20 de novembro de 2014

10 melhores sementes para uma alimentação saudável

Saiba as vantagens de consumir esses nutrientes com regularidade
Sementes

As sementes são importantes alimentos que ajudam a enriquecer nossa dieta. Auxiliam de diversas formas, como no controle do peso, do colesterol, regulam o trânsito intestinal, entre tantas outras vantagens. São indicados para quem tem sobrepeso, obesidade, prisão de ventre, colesterol alterado, ou simplesmente quer melhorar a qualidade da alimentação.

Para que façam efeitos positivos no organismo, o ideal é acrescentá-los na alimentação diária. A quantidade vai depender de indivíduo para indivíduo, mas em média uma colher de sopa por dia traz grandes benefícios à saúde.

Veja a lista com as 10 melhores sementes para consumo, segundo especialistas consultados pelo jornal francês Le Figaro:

Semente de Erva-doce, peça central da digestão

Esta é a semente de excelência para o bom funcionamento digestivo. Ela estimula o intestino, regula o trânsito e reduz o inchaço. A erva-doce também é um bom diurético e, especialmente, preserva o equilíbrio ácido-alcalino do nosso corpo.

Anis, o reflexo de relaxamento

Como a erva-doce, o anis também desempenha um papel fundamental na digestão, reduz o inchaço e refresca o hálito. Ela alivia a tosse, serve como calmante e facilita o sono.

Semente preta, aliada no inverno

Muito importante durante o inverno, pois age como um forte antibiótico natural, fortalece o sistema imunológico e combate infecções respiratórias. Também é desintoxicante, revigorante e alivia o reumatismo.

Linhaça, para manter um bom nível de hidratação

Rico em ômega-3 e ômega-6, ácidos graxos “naturais”, a linhaça atua na conservação da membrana celular, no bom funcionamento do sistema cardiovascular, cerebrovascular, sistema inflamatório e hormonal. Para as mulheres, regula sintomas hormonais pós-menopausa. O ômega-6 promove a hidratação e a elasticidade da pele.

Gergelim, saudável para o sistema cardiovascular

A semente de gergelim é rica em ácidos graxos essenciais, ferro, proteínas e antioxidantes. Protege o sistema cardiovascular, as membranas celulares (que desempenham um papel particularmente importante na regulação de nutrientes) e facilita o trânsito intestinal.

Semente de girassol, anti-envelhecimento da pele

É bom para quê?  Bom para o metabolismo digestivo e contra alergias, graças ao manganês. Repletas de vitamina E, cujas propriedades antioxidantes protegem as membranas celulares da pele, a semente de girassol retarda os sinais do envelhecimento.

Semente de abóbora, ótimo diurético

Combate irritações da bexiga, e é um verdadeiro trunfo para as mulheres, geralmente as mais afetadas por esse problema. Rico em ferro, é benéfico contra anemia, cansaço e fortalece o sistema imunológico.

Chia, inibidor de apetite

Bom para o sistema cardiovascular. Por conter fibras e ômega-3, gera rápida sensação de saciedade, o que também é um inibidor natural de apetite. A semente reduz o mau colesterol e ajuda no tratamento de diabetes. Auxilia o trânsito intestinal e evita a irritação da mucosa intestinal.

Mostarda, para uma boa digestão

Estimula a produção de suco gástrico e saliva. Rico em vitaminas A, B9 e antioxidante, a semente de mostarda é boa para a pele e para a visão.

Sementes de papoula, sinônimo de tranquilidade

Fonte de vitamina B1, a papoula atua no bom funcionamento do sistema nervoso. A semente também é rica em gorduras boas e tem efeito calmante.

VEJA TAMBÉM