Mundo | 17 de dezembro de 2013

10 benefícios do vinho tinto

Lista apresenta razões cientificamente comprovadas para o consumo moderado da bebida
10 benefícios do vinho tinto

Os benefícios de se tomar vinho em doses moderadas são de conhecimento popular. Com diversos estudos sobre o assunto, é comprovado que poucos produtos possuem tantas propriedades positivas para a saúde quanto a milenar bebida.

Reunindo qualidades cientificamente comprovadas, o blog espanhol Culturizando listou 10 razões para se consumir diariamente uma taça de vinho. Veja a lista de bons motivos para colocar o vinho entre os itens indispensáveis na alimentação.

1- Aliado contra a gordura: O consumo de vinho tinto ativa a função do gene SIRT1, que impede a formação de novas células de gordura e ajuda a eliminar as existentes, de acordo com um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Embora contenha sete calorias por grama, em doses moderadas, ajuda a reduzir a obesidade e o sobrepeso à medida que a pessoa envelhece.

2- Combate bactérias bucais: Pesquisadores italianos confirmaram que a tradição de tratar infecções das gengivas com vinho tem base científica. Compostos presentes na bebida evitam o crescimento de estreptococos, bactérias relacionadas à cárie, gengivite e dores de garganta.

3-Função cognitiva: Cerca de 70 estudos demonstraram que o consumo moderado de vinho melhora a função cognitiva. Em pequenas quantidades, evita a demência. Os cientistas acreditam que a elevada presença de antioxidantes na sua composição reduz a inflamação, impede o endurecimento das artérias e inibe a coagulação do sangue, melhorando o fluxo sanguíneo.

4- Complemento para felicidade: Ao saborear um vinho com moderação, endorfinas são liberadas em duas áreas do cérebro (Cortex orbitofrontal e o núcleo accumbens), aumentando a sensação de prazer, de acordo com um estudo realizado na Universidade da Califórnia. Além disso, se a luz ambiente é vermelha ou azul, o prazer e o gosto do vinho são mais intensos, em comparação a ambientes de tons verdes ou brancos.

5- Exercício engarrafado: Pesquisa publicada no FASEB Journal sugere que a substância resveratrol, presente na casa da uva, reduz consequências negativas de um estilo de vida sedentário.

6- Paladar limpo: Tomado durante a refeição, o vinho ajuda deixar o paladar mais aguçado. Isto ocorre devido às propriedades adstringentes, que inibem o gosto excessivo causado pela gordura de alimentos como carne a vermelha, deixando o alimento mais saboroso.

7- Reduz o risco de câncer: Vinho tinto ajuda a reduzir o risco de câncer de pulmão em homens, especialmente entre fumantes e bloqueia o crescimento das células responsáveis elo câncer de mama. Estas propriedades podem ser atribuídas ao resveratrol, que retarda os efeitos do hormônio estrogênio.

8- Melhora o ritmo cardíaco: Uma taça de vinho por dia para as mulheres e dois para os homens, ajudam a aumentar os níveis do colesterol bom no sangue e previne complicações cardiovasculares.

9- Cuida da próstata: Beber sete copos de vinho tinto por semana, depois dos 40 anos, reduz em 52% os diagnósticos de câncer de próstata.

10- Hábitos saudáveis: Pessoas aficionadas por bons vinhos costumam ter uma dieta mais equilibrada do que os apreciadores de outras bebidas, como a cerveja, revela um estudo publicado no British Medical Journal. De acordo com o relatório, enófilos consumem mais azeitonas, frutas, legumes, queijo com baixo teor de gordura, leite e carnes saudáveis.

VEJA TAMBÉM