Gestão e Qualidade | 25 de março de 2020

Hospital São Lucas da PUCRS será referenciado para atendimentos de média e alta complexidade do SUS

Foco será cuidar da população que sofre com doenças crônicas e de alto risco
Hospital São Lucas da PUCRS será referenciado para atendimentos de média e alta complexidade do SUS

A partir do dia 26 de março (quinta-feira), o Hospital São Lucas da PUCRS passa a ser referenciado pela rede de saúde de Porto Alegre para atendimentos de média e alta complexidade, deixando de atender casos de COVID-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com essa definição, os pacientes SUS que necessitem de atendimento neurológico, cardiológico, oncológico, entre outras especialidades, serão direcionados pela Secretaria Municipal de Saúde ao Hospital São Lucas da PUCRS.


“Enquanto a rede de saúde se organiza para dar conta dos casos do novo coronavírus, a saúde dos demais pacientes não pode deixar de receber atenção especializada. É por isso que o HSL ficará dedicado a cuidar da população que sofre com doenças crônicas e de alto risco, como por exemplo doenças cardíacas, neurológicas, oncológicas e de outras especialidades com um nível de média e alta complexidade, que exigem profissionais e estrutura adequados”, ressalta o Diretor Técnico do Hospital, Dr. Saulo Bornhorst.


Média e alta complexidade

As doenças crônicas estão entre as principais causas de óbitos no Brasil e no mundo. Consideradas “doenças silenciosas”, a hipertensão, diabetes, câncer, obesidade, doenças cardíacas, entre outras, atingem grande parte da população, sobretudo adulta e idosa, e requerem acompanhamento especializado. Segundo o Hospital, a instituição “possui tradição nessas áreas, e destaca-se por possuir, no seu corpo médico, especialistas e pesquisadores reconhecidos internacionalmente.”

O HSL destaca que com o rápido processo de envelhecimento da população, ainda mais acelerado no Sul do país, a adaptação do sistema de saúde para essas necessidades tem se tornado cada vez mais urgente. Atendendo a essa realidade, o Hospital iniciou seu movimento de reposicionamento que busca atualizar a oferta de serviços privilegiando essas áreas, como resposta ao novo perfil demográfico, socioeconômico e epidemiológico da população.

 

Com informações HSL. Edição SS.

VEJA TAMBÉM