Tecnologia e Inovação | 20 de fevereiro de 2015

Tratamento inovador usa nano-drones para combater arteriosclerose

Pesquisa da Harvard apresenta bons resultados com o uso de nano-medicamentos
Tratamento inovador usa nano-drones para combater arteriosclerose

Nanopartículas que agem como um tipo de drone (pequeno veículo não-tripulado) em miniatura podem eliminar placas de colesterol acumulado nas artérias. A afirmação vem de um estudo publicado em fevereiro na revista especializada Science Translational Medicine.

O tratamento, por enquanto, só foi testado em ratos e os cientistas precisam de mais experiências para consolidar dados, mas os médicos estão entusiasmados com a possível alternativa para combater a arteriosclerose.

De acordo com Omid Farokhzad, professor da escola de medicina da Universidade de Harvard e um dos autores do estudo, “este é o primeiro exemplo de uma tecnologia específica que usa nanopartículas para reduzir a arteriosclerose em um modelo animal”, ressaltou. Foram anos de pesquisas para tornar possível “usar a nanotecnologia para curar inflamações e remodelar e estabilizar as placas em um modelo de arteriosclerose avançada”, destacou o especialista.

Os cientistas usaram nano-medicamentos para levar o medicamento aos locais onde se formaram as placas. No experimento, um grupo de ratos com as artérias endurecidas por causa de uma arteriosclerose avançada foi submetido ao tratamento com nano-drogas durante cinco semanas, enquanto outro grupo de roedores não foi tratado.

Entre os ratos tratados, “os danos nas artérias foram reparados significativamente e as placas se estabilizaram”, constatou o estudo. Na conclusão, os pesquisadores ressaltam que não é possível definir até que ponto o tratamento seria eficaz em humanos e experiências neste sentido devem levar anos até terem início.

VEJA TAMBÉM