Gestão e Qualidade | 11 de maio de 2023

Viveo encerra primeiro trimestre de 2023 com receita líquida recorde de R$ 2,8 bi

Crescimento foi de 47,4% quando comparado ao mesmo período de 2022
Viveo encerra primeiro trimestre de 2023 com receita líquida recorde de R$ 2,8 bi

Viveo comunicou ao mercado os resultados financeiros referentes ao primeiro trimestre de 2023.  A simplificação operacional, a captura de sinergias e a potencialização do ecossistema foram alguns dos fatores que contribuíram para que a companhia encerrasse o primeiro trimestre de 2023 com uma receita líquida consolidada de R$ 2,8 bi – crescimento de 47,4% quando comparado ao mesmo período de 2022, e com lucro bruto de R$ 432,5 milhões, aumento de 45,0% em relação ao 1T22. O resultado foi alcançado por meio das 10 aquisições, que aconteceram nos últimos 12 meses, além do crescimento orgânico dos quatro canais que a empresa atua: hospitais e clínicas, laboratórios e vacinas, varejo e serviços.

Um dos destaques foi o canal de varejo que voltou a crescer duplo dígito com aumento numérico da presença nos canais de vendas, cross selling de produtos vindos das empresas adquiridas, expansão de venda para outros canais, como o alimentar e repasse de preços. O canal de serviços também se destacou de forma positiva, sendo novamente o segmento com maior crescimento orgânico, contribuindo inclusive para gerar demanda para outras empresas do ecossistema, e representou 9% da receita líquida nesse trimestre. Segundo Leonardo Byrro, CEO da Viveo, “o canal de serviços tem sido uma solução para toda cadeia da saúde reduzindo as ineficiências como: desperdício, otimização de estoque e consequentemente melhorando o capital empregado. O que pode beneficiar muitos de nossos clientes, principalmente em momentos mais desafiadores de mercado.”


PUBLICIDADE

NAXIA-DIGITAL


O EBITDA ajustado foi de R$ 223,7 milhões, com margem de 8%, crescimento de 33,4% em relação ao primeiro trimestre de 2022. Já o lucro líquido ajustado foi de R$ 60,6 milhões, impactado pelo resultado financeiro, com maior endividamento em função do pagamento das aquisições e pelo aumento das taxas de juros.

Os resultados alcançados no 1T23 refletem os esforços em gerar valor para os stakeholders e, ao mesmo tempo, simplificar as operações após um ritmo acelerado de aquisições nos últimos anos. Dentre os destaques do trimestre está a captura de sinergias e a simplificação do ecossistema com as incorporações de empresas fabris (Daviso e Flexicotton); os investimentos na unificação de sistemas e operações e a ampliação dos Centros de Distribuição para mais agilidade e eficiência nas operações e por fim, o reposicionamento e rebranding das marcas Mafra e Mafra Especialidades unificando várias outras marcas de empresas da Viveo.


PUBLICIDADE

oncologia-tratamento-cancer


 Sinergias

A Viveo espera capturar gradualmente, de 2022 até 2024, sinergias estimadas de aproximadamente R$ 111 milhões de EBITDA. No 1T23, houve a captura de R$ 25,4 milhões, sendo R$ 12,2 milhões na despesa e R$ 13,2 milhões no custo. “O que demonstra que estamos no caminho certo para atingir o nosso guidance de entregar R$ 67 milhões de EBITDA adicional em 2023”, ressalta Byrro.

viveo-resultados

Investimentos em Tecnologia e Centros de Distribuição 

Os Centros de Distribuição estão sendo readequados para que a operação ganhe mais agilidade e eficiência. Com as últimas aquisições, a Viveo coloca em prática mais um projeto para captura de sinergias e busca de eficiência operacional. Para isso, foram investidos R$ 10 milhões na implementação do novo sistema de gerenciamento para seus centros de distribuição, o Warehouse Management System (WMS). A solução dita o ritmo de trabalho da operação logística, indicando o melhor caminho e o mais rápido para coleta dos produtos. Os investimentos estão focados no processo de simplificação, unificação de sistemas e operações. 

Ao todo, até o final do primeiro semestre, cerca de R$ 40 milhões serão destinados para ampliação de 7 Centros de Distribuição, localizados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do País.


PUBLICIDADE

ZG SOLUCOES GLOSAS SS 600


Ampliação de portfólio linha Cremer 

Em janeiro de 2023, a Cremer ampliou o seu portfólio com 5 novos produtos na linha esporte Cremer: Coxal Ajustável, com efeito termo compressor que dá mais estabilidade e firmeza; Educador Postural; Munhequeira com tala de punho bilateral, que contribui na reabilitação de entorses e lesões de mãos; Cinta Modeladora e Tipoia Ortopédica, que oferece estabilidade e conforto na recuperação de lesões do membro superior (ombro, braço e antebraço).

Viveo

A Viveo é um ecossistema que reúne empresas especialistas que atuam desde a fabricação de produtos e distribuição de materiais e medicamentos até a gestão de estoque e serviços para seus clientes e consumidores finais. A empresa é composta pelas empresas: Mafra, Tecnocold Vacinas, Prevena, Cremer, Flexicotton, FW, Daviso, Heathlog, Mafra Especialidades, Boxifarma, Far.me, Azimute Med, Famap, Life, Nutrifica e Pro Infusion e dona das marcas Embramed, Cremer, Topz, Bellacotton, Salvelox, Piquitucho e FeelClean.

 



VEJA TAMBÉM