Gestão e Qualidade | 4 de abril de 2017

“Visitas na UTI” recebe prêmio em Congresso realizado na Bélgica

Iniciativa do Hospital Moinhos de Vento recebeu reconhecimento entre 500 estudos apresentados
Visitas na UTI recebe prêmio em Congresso realizado na Bélgica

Um estudo desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, foi reconhecido como melhor trabalho cientifico no 37° Simpósio de Cuidados Intensivos e Medicina de Emergência. A pesquisa “Eficácia e Segurança de um modelo de visita familiar ampliada na UTI”, foi escolhida dentre as mais de 500 apresentadas durante o simpósio realizado em Bruxelas, na Bélgica.

Desde 2015, o Centro de Terapia Intensiva Adulto (CTIA) do Hospital Moinhos de Vento adotou a visita familiar ampliada. As visitas foram estendidas para 12 horas por dia, permitindo a permanência de até dois familiares com o paciente, das 9:00 às 21:00. A mudança passou por planejamentos, estudos e sistematizações de atendimento, antes de ser implementada com total segurança para pacientes, visitantes e profissionais do CTIA. Além de proporcionar maior tempo de contato com um familiar, a visita ampliada mostrou um efeito favorável em desfechos clínicos e demonstrou-se segura para os pacientes internados.

Neste estudo, foi comparado o efeito do modelo de visita familiar ampliada (12 horas por dia) com o modelo tradicional de visita familiar restrita (menos de quatro horas e meia por dia). Foram avaliados cerca de 300 pacientes internados no CTIA da instituição. Os resultados mostraram que houve redução de 50% na taxa de incidência de delirium e de 1 dia do tempo mediano de internação. Além disso, o modelo de visita ampliada demonstrou-se seguro em relação ao risco de transmissão de infecções.

A experiência está sendo replicada em diferentes cenários brasileiros, possibilitando subsidiar o SUS com conhecimento necessário para ser adotada em programas que se destinem à implementação dessa iniciativa. Isto é feito através de uma parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Projeto coordenado pelo Hospital Moinhos de Vento é premiado em Congresso realizado na Bélgica (1)

A instituição foi representada no evento pela equipe do CTIA, Dr. Regis Goulart Rosa, e pelas enfermeiras Daiana Barbosa da Silva, Tarissa Ribeiro e Cláudia Eugênio.

Projeto coordenado pelo Hospital Moinhos de Vento é premiado em Congresso realizado na Bélgica (3)

VEJA TAMBÉM