Empregabilidade e Aperfeiçoamento, Gestão e Qualidade | 27 de maio de 2021

UnitedHealth Group Brasil e REAFRO capacitam 160 afroempreendedoras e afroempreendedores

Programa “Afronegócios Virando a Onda” impulsiona o mercado com gestão e empreendedorismo
UnitedHealth Group Brasil e REAFRO capacitam 160 afroempreendedoras e afroempreendedores

A primeira turma do programa Afronegócios Virando a Onda, uma parceria entre a Rede Brasil Afroempreendedor (REAFRO) e o UnitedHealth Group Brasil, terá sua formatura no modelo online nesta sexta-feira, 28 de maio, às 19h30, no canal REAFRO TV Oficial.  Perto de 160 alunos do Rio de Janeiro e de São Paulo receberam formação por meio de mentorias e cursos para impulsionar o potencial de mercado dos participantes.

A REAFRO é uma associação sem fins lucrativos que tem a missão de fortalecer o afroempreendedorismo por meio da educação empreendedora. Já o UnitedHealth Group Brasil controla a operadora de planos de saúde Amil e a rede médico-hospitalar Americas Serviços Médicos, reunindo 33 hospitais no país, a maioria na área de atuação do programa.

Para esta edição do projeto, que durou seis meses, os afroempreendedores tiveram 100 horas de atividades regulares (conceito e mentoria empresariais individuais e em grupo), além de atividades complementares que foram realizadas por meio de duas lives motivacionais.

O programa “Afronegócios Virando a Onda” contemplou micro e pequenos empreendedores afro-brasileiros com apoio do MentPreta, braço da REAFRO responsável pelas mentorias, além de cursos da Escola Nacional de Negócios REAFRO (ENAFRO). Transformação Digital, Gestão Financeira, e Plano e Gestão de Negócios foram alguns dos temas do curso de Afroempreendedorismo e Economia Colaborativa.

A mestre de cerimônia do evento será a atriz Isabel Fillardis. Haverá apresentações musicais e depoimentos de alunos do programa e também as participações de Aparecida da Silva, presidente da REAFRO; da paraninfa da turma, Ruth Pinheiro (presidente de honra da REAFRO); de João Carlos Nogueira, coordenador executivo da REAFRO Nacional; de Edvaldo Vieira, CEO da Amil; e de Renato Casarotti, vice-presidente de Relações Institucionais do UnitedHealth Group Brasil.

“Estou começando a desenvolver o meu negócio, dá uma insegurança, um medo. Mas com este curso, estou me sentindo preparada para levar adiante o meu projeto. Aprendi que estava fazendo errado. Parei, respirei e agora estou tentando seguir à risca as orientações dos mentores e com certeza vamos virar esta onda juntos” comenta Maria José Neves, afroempreendedora do setor de gastronomia no Rio de Janeiro.

A população negra no Brasil movimenta todo ano em torno de 1,7 trilhão de reais. Segundo pesquisa realizada no ano passado pela aceleradora PretaHub, 52% dos empreendedores negros do país são mulheres com menos de 40 anos de idade. Levantamento do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), com apoio do Sebrae, aponta ainda que apenas 28% dos brancos abrem negócio por necessidade, frente a 45% de negros, que muitas vezes acabam vendo sua empresa não decolar por falta de experiência e capacitação em gestão. No entanto, somente 12,8% buscam a ajuda de instituições de apoio, o que comprova a necessidade de apoiar estes empreendedores.

“Esse programa nasceu da compreensão do UnitedHealth Group Brasil sobre a importância dos impactos sociais na coletividade em que vivemos. Com esta primeira turma de afroempreendedores, tivemos a oportunidade de compreender a grandiosidade do afronegócio e a capacidade de empreendedorismo dos participantes. Poder orientar e ajudar a impulsionar os negócios através da ampliação do conhecimento sobre gestão e oportunidades de mercado é a certeza de que estamos no caminho certo, apoiando a sociedade da forma correta”, destaca o vice-presidente de Relações Institucionais do UnitedHealth Group Brasil, Renato Casarotti.

Para Silmara Vicente, aluna do curso e afroempreendedora do setor de entretenimento e turismo em São Paulo, o projeto é bastante ousado e inovador, apresentando ao povo negro uma visão muito objetiva do mundo empreendedor.  “Com uma didática especifica para uma população que, no geral, não herdou negócio algum e foi impulsionada a empreender muitas vezes como forma de sobrevivência, o curso evidencia as necessidades em ter uma gestão de negócio e um cuidado com as finanças. Saber empreender tornará cada um de nós empresários de sucesso. O interessante é que com as mentorias ficou cada vez mais evidente a necessidade de um aprendizado contínuo, de investir em estudos e aprimoramentos para que possamos nos manter em ascendência no mercado”, afirma Silmara.

Segundo Aparecida da Silva, presidente da REAFRO, os negros e negras são a maioria dos empreendedores brasileiros: “Empreender é sempre uma oportunidade, que muitas vezes se inicia pela ausência do trabalho formal. A REAFRO quer apoiar esses empreendedores e oferecer ferramentas para a capacitação e o crescimento desses negócios. Vamos selecionar entre os formandos 30 negócios que continuarão a receber mentoria e farão parte do Programa de Aceleração da REAFRO”, finaliza.

reafro

Formatura 1º Turma do Projeto Virando Onda

Data: 28/05/2021

Horário: 19h30

Local: REAFRO TV Oficial – YouTube

 



VEJA TAMBÉM

Proposta do I Simpósio Nacional de Doenças de Pele ganha espaço na Câmara Federal e pretende garantir direitos a pacientes

O I Simpósio Nacional “O Cenário das Doenças Crônicas de Pele no Brasil”, realizado recentemente e de forma híbrida, marcou o lançamento de mais um projeto da ONG Psoríase Brasil, o Doenças de Pele Brasil (DPB). A iniciativa busca ampliar a atuação da instituição no enfrentamento às doenças crônicas e imunomediadas da pele, como o Vitiligo, Dermatite Atópica, Urticária Crônica Espontânea, Hidradenite Supurativa e Doença Psoriásica.
04 de julho, às 16h

“Encontro Juntos” do Hospital Moinhos de Vento aborda mitos e verdades sobre acupuntura

O Hospital Moinhos de Vento disponibiliza acupuntura para as pacientes do Núcleo Mama Moinhos e, em breve, esse serviço será expandido para todos que são atendidos na Oncologia. Com o objetivo de esclarecer a técnica para pacientes, familiares, rede de apoio e, também, para o público em geral, o assunto será pauta da edição de

Hospital Cristo Redentor inaugura nova Unidade de Internação de Traumatologia e Ortopedia

Foi inaugurada na tarde desta sexta-feira, 1º de julho, a Unidade de Internação de Traumatologia e Ortopedia do Hospital Cristo Redentor (HCR), instituição integrante do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). A obra teve início em agosto de 2020 e contou com investimento de cerca de R$ 1,5 milhão. Com área total de 1.520 metros quadrados, a reforma da unidade