Uma vida mais saudável em quatro etapas
Comportamentos podem reduzir em até 80% as chances de morte prematuraUma pesquisa coordenada pela Universidade Johns Hopkins (EUA), publicada em 2013 na revista American Journal of Epidemiology, apresenta quatro comportamentos relativamente simples que, se seguidos, podem aumentar as chances de uma vida longa e saudável.
O estudo envolveu 6,2 mil voluntários nos EUA ao longo de oito anos e mostrou que aqueles que adotaram os quatro comportamentos estavam mais protegidos contra problemas cardíacos e o início de formação de depósitos de cálcio nas artérias do coração. As pessoas com um estilo saudável reduziram a chance de morte em 80%, independente da enfermidade.
Os pesquisadores descobriram que as pessoas que alcançaram maior benefício tinham os seguintes fatores em comum: não fumavam, mantiveram um peso ideal, eram fisicamente ativos e seguiram a dieta mediterrânea.
Entenda os quatro passos para uma vida mais saudável:
Não fumar: A importância de evitar o cigarro não pode ser subestimada. Embora a fórmula ideal para a saúde seja seguir os quatro fatores, esse é o mais importante de ser adotado. “Um fumante que come bem, faz exercícios e mantém um peso corporal ideal ainda vai estar em maior risco do que um não-fumante que não segue nenhum dos outros três”, revela o coordenador do estudo, dr. Roger Blumenthal, diretor do Centro John Hopkins para Prevenção de Doenças Cardíacas. O tabagismo afeta as artérias coronárias e os pulmões, além de aumentar as taxas de câncer e o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Manter o peso corporal normal: As pessoas mais saudáveis do estudo mantiveram o índice de massa corporal (IMC) inferior a 25. A melhor maneira de manter o peso é seguir os passos 3 e 4, que serão abordados em seguida. Peso saudável é, geralmente, reflexo de exercícios e dieta balanceada. O objetivo deve ser manter esse peso ao longo dos anos. Para calcular o seu IMC, existem diversas calculadoras on-line gratuitas. Qualquer número entre 18,5 e 24,9 é considerado saudável.
Praticar exercícios: Não é preciso ser um atleta exemplar para atender os requisitos mínimos para o exercício saudável. A atividade física requer uma movimentação rápida e constante por um determinado tempo, não havendo necessidade de ficar ofegante ou realizar exercícios com muita intensidade. Recomenda-se cerca de 150 minutos de atividade de intensidade moderada ou 75 minutos de exercícios mais vigorosos por semana. Uma dica é dar pelo menos cinco mil passos por dia, elevando gradualmente a meta para mais de 10 mil passos por dia.
Dieta saudável: O estudo aferiu que pessoas mais saudáveis seguiram a dieta do mediterrânico, com baixa ingestão de carboidratos, gorduras, com a preferência por proteínas magras. É importante dar preferência para frutas e vegetais frescos, nozes com óleos saudáveis, peixes (e menos carnes vermelhas), carboidratos de grãos integrais e azeite de oliva para cozinhar.
A pesquisa considera, também, as dificuldades em se adotar um novo estilo de vida, principalmente em se tratando de parar de fumar, perder peso, melhorar os hábitos alimentares e começar um programa de exercícios. A primeira recomendação é mudar por escolha própria, e não por vontade de outras pessoas. Não é necessário iniciar com uma carga excessiva. Ao invés de exercícios de 30 minutos, cinco dias por semana, talvez seja melhor fazer 10 minutos por dia durante três dias, e aumentando gradativamente.