Tecnologia e Inovação | 4 de setembro de 2017

Uma das principais referências do mundo em tecnologias de imagem palestra no Hospital Mãe de Deus

Gustav von Shulthess é presidente da Sociedade Europeia de Ressonância Magnética
Uma das principais referências do mundo em tecnologias de imagem palestra no Hospital Mãe de Deus

Após inaugurar a primeira fase do seu Hospital do Câncer no mês de julho, o Sistema de Saúde Mãe de Deus trouxe o diretor e professor da Divisão de Medicina Nuclear do Hospital Universitário de Zurique e presidente da Sociedade Europeia de Ressonância Magnética, Dr. Gustav von Shulthess, para ministrar a palestra PET-CT em oncologia: estratégias tecnológicas e clínicas para alcançar melhores resultados. A atividade ocorreu no Hospital Mãe de Deus na sexta-feira, dia 1º de setembro.

Dr. Shulthess é um dos mais renomados pesquisadores sobre novas tecnologias de imagem aplicadas à medicina no mundo, autor de mais de 400 publicações. Ajudou a desenvolver o exame PET-CT, capaz de identificar precocemente o câncer, e acompanhou a instalação do primeiro equipamento.

Ele reforçou que o PET-CT é a modalidade mais sensível para o diagnóstico do câncer e, quanto mais sensível a máquina, possibilita um exame cada vez mais rápido e preciso com menor exposição à radiação. Ele também comentou a possibilidade de uso do equipamento para apoio no diagnóstico mais preciso do Mal de Alzheimer e doenças cardiológicas.

Gustav von Shulthess, ministrou a palestra “PET-CT em oncologia: estratégias tecnológicas e clínicas para alcançar melhores resultados"

Gustav von Shulthess ministrou a palestra “PET-CT em oncologia: estratégias tecnológicas e clínicas para alcançar melhores resultados”

 

A palestra de von Shulthess marca a recente chegada do mais moderno e sensível equipamento de PET-CT da América Latina ao Hospital Mãe de Deus, o Discovery IQ, capaz de identificar lesões menores que 4 mm, com 50% menos de exposição à radiação aos pacientes do que os aparelhos convencionais e que reduz pela metade a duração do exame. Produzido pela GE, a aquisição requisitou um investimento de aproximadamente R$ 6 milhões por parte do Mãe de Deus. A tecnologia é proporcionada em sua configuração mais avançada.

Dr. Shulthess conversou com a reportagem do portal de notícias Setor Saúde, da FEHOSUL, e destacou os avanços possibilitados pelo Discovery IQ:

De março até agora, mais de 1,5 mil pacientes já realizaram exames com o novo equipamento no hospital, incluindo moradores do Interior gaúcho e de outros Estados, como São Paulo e Santa Catarina. O Superintendente do Hospital Mãe de Deus, Dr. Alceu Alves da Silva, ressaltou a importância de um evento desse tipo para o hospital e a saúde gaúcha.

O Serviço de PET-CT do Hospital Mãe de Deus foi pioneiro no Estado, com a instalação de um equipamento em 2009. Mais de 16 mil exames com a tecnologia foram realizados na instituição, o que representa mais da metade de todos os estudos realizados no Estado. A presidente do Hospital Mãe de Deus, Ir. Lucia Boniatti, falou sobre a nova fase de investimentos do Hospital Mãe de Deus e as suas consequências para a saúde do Estado. “Para poder dar o melhor tratamento”, destacou, reforçando que os pacientes possam ter eficiência e eficácia igualmente na prevenção e no diagnóstico.

O chefe de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Hospital Mãe de Deus, dr. Armando de Abreu considerou a palestra “excelente”. Para o dr. Armando, a tecnologia e os investimentos feitos pela instituição a colocam como referência em tratamento do câncer, equiparado aos melhores centros de diagnóstico e tratamento.

Gestora responsável pelo Serviço de Medicina Nuclear e PET-CT do Hospital Mãe de Deus, Dra. Clarice Sprinz, explica que com esta linha de PET-CT está sendo possível detectar lesões menores e com menor grau de atividade metabólica em comparação às imagens que são obtidas com aparelhos de gerações anteriores.

“Aumenta a sensibilidade do teste e, portanto, modifica em muitos casos a decisão sobre qual o tratamento que poderá alcançar um melhor resultado. É notável a maior segurança que o médico tem ao interpretar estes estudos em função da melhor qualidade das imagens obtidas com esta nova tecnologia”, acrescenta.

Discovery_IQ_Mae

VEJA TAMBÉM