Estatísticas e Análises, Gestão e Qualidade | 19 de março de 2021

Um ano após o primeiro caso, Hospital Tacchini registra mais de mil internações

Apesar do número alto, letalidade dos pacientes de UTI é quase duas vezes menor do que o registrado em uma pesquisa da UFMG
Um ano após o primeiro caso, Hospital Tacchini registra mais de mil internações

No dia 18 de março de 2020 foi confirmado o primeiro caso de Covid-19 entre os pacientes do Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves (RS). Durante o pior momento da pandemia, a instituição realizou um balanço dos 365 dias de combate ao vírus, revelando a internação de 1.088 pessoas com diagnóstico positivo para a doença.

Dos casos que precisaram de internação, 764 pessoas receberam alta, e 180 faleceram (150 em função de complicações relacionadas à Covid-19 e outros 30 cujas causas da morte estão relacionadas a outras doenças). Os demais seguem internados ou foram transferidos para outras instituições de saúde.

Resultados da assistência em UTI

Entre os óbitos de pacientes relacionados ao Coronavírus no Tacchini, 109 estavam em UTI Adulto. A estatística mostra que a letalidade entre os pacientes em tratamento intensivo no hospital bento-gonçalvense é de 24,72%. O número é quase duas vezes menor do que o registrado por uma pesquisa realizada no início de 2021 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O estudo nacional colheu os dados de 37 hospitais de Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, chegando à média final de 47,6% de mortes.

“Sabemos que por trás dessas estatísticas positivas estão vidas humanas. Lamentamos cada perda, mas vibramos muito com cada paciente recuperado. E podemos atribuir esses dados a diversos fatores. Durante a pandemia aprendemos a trabalhar melhor em equipe, ampliar o cuidado e diminuir a distância do paciente com seus familiares através de vídeo chamadas. Hoje estamos testando nossa capacidade de resiliência e todos os dias nos surpreendemos com a força das nossas equipes multiprofissionais”, descreve a dra. Roberta Pozza, diretora de divisão hospitalar do Tacchini Sistema de Saúde.

Atendimento Fast Track

No dia 21 de abril de 2020, o Tacchini colocou à disposição da população seu atendimento Fast Track. Localizado em frente ao Pronto Socorro, o local foi concebido para isolar o fluxo de pacientes com sintomas respiratórios. Desde sua abertura até o dia 16 de março, foram realizados 10.659 atendimentos, ou seja, média de 32,3 consultas por dia.



VEJA TAMBÉM