Gestão e Qualidade | 1 de abril de 2021

Um ano após o primeiro caso, Hospital São Roque ultrapassa as 500 internações

“Aprendemos a trabalhar de forma orquestrada para ajudar a salvar o máximo de vidas”, analisa a gestora Cátia Argenta
Um ano após o primeiro caso, Hospital São Roque ultrapassa as 500 internações

No dia 18 de março de 2020 foi confirmado o primeiro teste positivo para Covid-19 entre os pacientes do Hospital São Roque, localizado no município de Carlos Barbosa (RS), com cerca de 30 mil habitantes. O caso foi encaminhado para isolamento domiciliar. No dia 14 de abril, foi registrada a primeira internação relacionada à doença na instituição hospitalar, integrante do Tacchini Sistema de Saúde.

Depois de pouco mais de um ano de combate ao vírus, o balanço da instituição revela que durante todo ano foram internados 533 pacientes com suspeita ou diagnóstico positivo para coronavírus. Destes, 421 receberam alta e 9 estão internados na instituição atualmente. Além deles, 96 pacientes foram transferidos para Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) em outros estabelecimentos de saúde e sete vieram a óbito.

“Este foi o ano mais desafiador da vida de todos os profissionais da saúde. Mas são justamente os desafios que nos fazem evoluir. Hoje sinto que estamos muito mais preparados para encarar não apenas o coronavírus, mas qualquer outra patologia. Aprendemos a trabalhar de forma orquestrada para ajudara salvar o máximo de vidas”, analisa a gestora da instituição, Cátia Argenta.

Atendimento Fast Track 

Ainda em março de 2020, o São Roque colocou à disposição da população seu atendimento Fast Track. Localizado ao lado do estacionamento do hospital, o local foi concebido para isolar o fluxo de pacientes com sintomas respiratórios. Desde sua abertura até o dia 18 de março, foram realizados 5.446 atendimentos, ou seja, média de pouco mais de 15 consultas por dia, alcançando picos de até 40 atendimentos diários.

 



VEJA TAMBÉM