Mundo | 7 de janeiro de 2014

Três bebês morrem na França por soro contaminado

Instituto Pasteur investiga o caso ocorrido no Hospital de Chambéry
Três bebês morrem na França por soro contaminado

O Instituto Pasteur, organização internacional dedicada ao estudo de doenças, investiga a origem da contaminação de crianças internadas na unidade neonatal do hospital francês de Chambéry. Três morreram após receber soro, e uma quarta vítima está internada em estado grave.

Os casos, ocorridos em dezembro foram considerados pela ministra da saúde, Marisol Touraine, como um “acidente muito grave”. Todos os lotes do soro suspeito de causar os óbitos foram retirados de comercialização.

A Unidade Neonatal de Chambéry segue fechada durante a investigação. O Instituto Pasteur analisa o conteúdo dos recipientes onde o soro fica armazenado. O pequeno laboratório francês Marette é o suposto fornecedor do soro contaminado.

Apesar disso, o Ministério da Saúde diz que ainda, enquanto transcorre a investigação, não pode ser apontado apenas um culpado. “Não podemos apenas acusar o laboratório ou a composição das bolsas de soro. Além da produção, essas bolsas são transportadas, armazenadas, e cada passo desses deve ser analisado”, ressaltou a ministra da saúde da França.

VEJA TAMBÉM