Gestão e Qualidade | 27 de maio de 2017

Tendências e inovações em saúde apresentadas em Porto Alegre

Henrique Sutton Neves, Alceu Alves da Silva e Matteo Baldisserotto participaram da atividade inicial
Tendências e inovações em saúde apresentadas em Porto Alegre

O evento Seminários de Gestão: Tendências e Inovações na Saúde, promovido pela FEHOSUL e SINDIHOSPA, realizou-se nesta sexta-feira, 26, em Porto Alegre. A abertura coube ao Presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL), Dr. Cláudio José Allgayer, no auditório da AMRIGS.

O presidente lembrou que esta é a terceira edição do evento e agradeceu aos palestrantes “que vieram transmitir os seus conhecimentos e interagir conosco sobre as tendências e inovações que deverão marcar o setor saúde nos próximos dias, meses e anos”. Allgayer também lembrou da importância do evento para os profissionais que atuam nos hospitais, clínicas, laboratórios; nas operadoras de saúde e no setor público. “O que nos move a estar aqui hoje, são as oportunidades que esta atividade proporciona. Devemos avançar ao ‘futuro da saúde’ por meio da cooperação entre os players que fazem a diferença. Identificamos tendências ouvindo a visão destas pessoas. E para termos sucesso no quesito inovação, precisamos ter em mente a importância da validação de nossas ideias com os experts do mercado”, sublinhou Allgayer.

Representando o governador do Estado, o secretário da Saúde do Rio Grande do Sul, médico João Gabbardo dos Reis, iniciou sua fala agradecendo a FEHOSUL e o convite para participar do Seminários de Gestão. Gabbardo afirmou que o Estado conseguiu “avançar em muitos aspectos” com relação ao financiamento e pagamentos no setor da saúde em comparação ao ano passado.

Gabbardo, Allgayer e Odacir Rossato (Conselheiro Administrativo e Financeiro do SINDIHOSPA)

Gabbardo, Allgayer e Odacir Rossato (Conselheiro Administrativo e Financeiro do SINDIHOSPA)

 

O secretário também comentou sobre a importância da gestão para que a situação no setor melhore e consiga encarar os desafios. “A questão da gestão é fundamental na área da saúde. Hoje, mais do que nunca, nós precisamos investir e observar conhecimentos que possam nos facilitar o enfrentamento de todas as dificuldades que temos pela frente”, concluiu Gabbardo.

O evento foi disposto em três blocos sobre inovação em saúde: Excelência Operacional – Transformando Resultados (ver abaixo); Produtividade e Melhoria dos Processos em Centros Cirúrgicos; e Experiência de Gestão – Estratégia, Pessoas e Resultados.

Henrique Sutton Neves, Diretor Geral do Hospital Israelita Albert Einstein (SP)

A primeira mesa teve como tema Excelência Operacional – Transformando Resultados, e foi coordenada pelo Superintendente do Hospital São Lucas da PUCRS , Matteo Baldisserotto. A atividade iniciou com a apresentação realizada por Henrique Sutton de Sousa Neves – Diretor Geral do Hospital Israelita Albert Einstein, líder do setor na América Latina. Em sua fala, Sutton comentou acerca da ineficiência do sistema de saúde brasileiro e sobre como o Einstein vem buscando, apesar das dificuldades, alcançar um alto grau de excelência organizacional e, por consequência, de qualidade. Afirmando que “nada é impossível”, Sutton apresentou a “receita” e os pilares nos quais seu hospital vem seguindo para aprimorar a gestão.

Alceu Alves da Silva, Superintendente Executivo do Sistema de Saúde Mãe de Deus (RS)

Em seguida, foi a vez de Alceu Alves da Silva – Superintendente Executivo do Sistema de Saúde Mãe de Deus -, quHe falou sobre a Produtividade e Eficiência na Gestão Hospitalar. Alceu comentou acerca das principais barreiras da eficiência e as dificuldades do setor, mas também sobre como a automação e a transformação digital podem contribuir para a melhor gestão na área. O Superintendente igualmente destacou a importância dessa tecnologia para a melhoria dos processos, citando como exemplo a Sala de Controle do Hospital Mãe de Deus. O HMD é considerado referência nacional na área hospitalar e ostenta três (3) certificações – a acreditação internacional concedida pela Joint Commission, a brasileira da ONA em grau de excelência e a Planetree (que avalia a humanização dos serviços) recentemente alcançada.

Matteo Baldisserotto, Superintendente do Hospital São Lucas da PUC (RS)

Ao fim das apresentações, como coordenador da mesa, Matteo Baldisserotto destacou alguns pontos das palestras e falou da importância de se levar a questão da gestão hospitalar às escolas de saúde, dentro do currículo das faculdades de medicina, enfermagem, entre outras. Baldisserotto também comentou acerca da produtividade no Hospital São Lucas e gestão.

 

Henrique Neves

Henrique Neves

Neves, Baldisserotto e Alceu

Neves, Baldisserotto e Alceu

Allgayer

Allgayer

Matteo Baldisserotto e Alceu Alves da Silva

Matteo Baldisserotto e Alceu Alves da Silva

VEJA TAMBÉM