Tecnologia e Inovação | 10 de setembro de 2014

Temperatura da respiração exalada pode indicar câncer de pulmão

Pesquisa italiana mostra método não-invasivo para diagnosticar tumores
xhalo

A temperatura da respiração expirada pode ser usada para diagnosticar o câncer de pulmão, de acordo com um estudo de investigadores da Universidade de Foggia (Itália), apresentado em setembro no Congresso Internacional da European Respiratory Society. A pesquisa sugere que testar o calor da respiração exalada poderia ser um método simples e não-invasivo para confirmar a presença de tumor.

Anteriormente, cientistas já haviam tentado criar “bafômetros” para detectar compostos específicos que agem como um biomarcador do câncer de pulmão. O estudo italiano contou com 82 voluntários que se submeteram a um exame de raio-X para analisar a presença de um câncer. No grupo, 40 pessoas tiveram diagnóstico positivo.

A equipe usou o dispositivo X-halo. Trata-se de um aparelho portátil que registra a temperatura do ar exalado, o que adverte para a iminência de um ataque de asma. Criado pela Philips em 2007, ele é distribuído pela empresa Delmedica. Através de indicadores em LED, em conjunto com a emissão de sons, o aparelho, avisa quando o usuário deve começar e parar de soprar.

A temperatura do ar não era apenas associada com a presença, mas também com o estágio do câncer. Os resultados demonstraram que os pacientes com tumores tiveram uma temperatura mais alta da respiração. A temperatura é maior conforme o número de anos uma pessoa foi (ou é) fumante.

VEJA TAMBÉM