Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 1 de junho de 2023

Tecnologias de ponta na área urológica são utilizadas simultaneamente no HC de Passo Fundo

Além de procedimentos robóticos, uma técnica inovadora para o tratamento da hiperplasia prostática benigna com o uso do Greenlight Laser foi realizada
Tecnologias de ponta na área urológica são utilizadas simultaneamente no HC de Passo Fundo

Tratamentos modernos e minimamente invasivos são disponibilizados pelo Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo aos pacientes da região norte do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. No último fim de semana duas tecnologias de ponta foram aplicadas pela área de urologia, evidenciando a evolução técnica desta especialidade e a oferta de novas soluções terapêuticas à população.  

 Três procedimentos urológicos utilizando o robô da Vinci X foram realizados entre a sexta-feira (26) e o sábado (27), abrangendo a retirada de bexiga (cistectomia), retirada cirúrgica do rim (nefrectomia) e remoção da próstata (prostatectomia) com a coordenação dos urologistas Dr. Eduardo Scortegagna, Dr. Marcos Dal’Oglio e Dr. Vitor Hugo Schwengber.  


PUBLICIDADE

NAXIA-DIGITAL


Além dos procedimentos robóticos, uma técnica inovadora para o tratamento da hiperplasia prostática benigna com o uso do Greenlight Laser para vaporização da glândula prostática foi utilizada pela primeira vez no Hospital de Clínicas no último sábado (27).  


PUBLICIDADE

oncologia-tratamento-cancer


O médico urologista Dr. Nícolas Leal, cirurgião responsável pelo primeiro procedimento no HC evidencia os benefícios do Greenlight Laser. “Essa tecnologia proporciona a retirada precoce da sonda urinária e apresenta menores índices de sangramento. É mais uma opção terapêutica de primeira linha à disposição dos nossos pacientes.” salientou o especialista.  


PUBLICIDADE

ZG SOLUCOES GLOSAS SS 600


A recuperação pós-operatória é o principal diferencial do Greenlight Laser em relação ao método tradicional, resultando em menor tempo de internação e sem a necessidade de uso prolongado de sonda. Pacientes com problemas cardíacos e em uso de anticoagulantes também são beneficiados por esta tecnologia que utiliza um laser de alta potência. Esta alternativa menos invasiva é realizada de forma endoscópica, sem a necessidade de cortes.  

hc pf

 Pacientes sem resposta ao tratamento medicamentoso, que apresentam fluxo urinário intermitente, sangramentos, retenção ou repetidos casos de infecção urinária podem se beneficiar deste método.  

 Tanto a cirurgia robótica, quanto a técnica cirúrgica com o uso do Greenlight Laser oportunizam aos pacientes mais segurança e resolutividade, além da retomada da qualidade de vida após o procedimento de forma mais rápida.   

 



VEJA TAMBÉM