Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 20 de abril de 2017

Técnica inovadora com pacientes em ventilação mecânica pode reduzir óbitos e tempo de internação

Especialistas do Hospital Moinhos foram premiados em evento científico
Técnica inovadora com pacientes em ventilação mecânica pode reduzir óbitos e tempo de internação

Um estudo desenvolvido por especialistas do Hospital Moinhos de Vento foi premiado como melhor trabalho do 11º Simpósio de Fisioterapia em Terapia Intensiva. A pesquisa recebeu o primeiro lugar na categoria Profissional em evento realizado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, nos dias 7 e 8 de abril. Trata-se de uma nova técnica para remover secreções em pacientes que estão em ventilação mecânica, podendo reduzir o tempo de internação na UTI e óbitos.

“O uso do suporte ventilatório deixa os pacientes mais suscetíveis ao acúmulo de secreção em vias aéreas. Isso pode levar ao quadro de pneumonia e também a necessidade de maior tempo de utilização da ventilação mecânica”, ressalta Márcio Camillis, do Serviço de Fisioterapia do Hospital Moinhos de Vento e responsável pelo desenvolvimento da pesquisa.

O estudo clínico realizado com 102 pacientes comparou o uso do aparelho de insuflação e desinflação, utilizado rotineiramente na instituição, em pacientes que não apresentam doenças neuromusculares. O objetivo é evidenciar que o dispositivo também pode ser usado em pacientes internados por outros motivos. Os resultados demonstraram que a utilização deste recurso apresentou maior eficácia em relação aos métodos convencionais, com aumento na média de eliminação de secreção de 1,3gr para 2,5gr.

“A pesquisa é considerada inovadora e uma quebra de paradigma nas condutas de fisioterapia respiratória no Centro de Terapia Intensiva, agregando mais um recurso terapêutico para reabilitação dos pacientes de alta complexidade”, conclui Camillis.

A pesquisa foi desenvolvida também pela equipe do Serviço de Fisioterapia da instituição, e dos médicos Cassiano Teixeira e Regis Rosa do Centro de Terapia Intensiva Adulto (CTIA).

VEJA TAMBÉM