Gestão e Qualidade | 25 de setembro de 2015

“Targeted Drugs” e Imunoterapia são principais tendências mundiais em Oncologia

Bruce Chabner, diretor do Centro do Câncer do Massachusetts General Hospital visita HCPA
Targeted Drugs e Imunoterapia são principais tendências mundiais em Oncologia

Referência mundial na área do desenvolvimento de medicamentos para o tratamento do câncer, o diretor do Centro do Câncer do Massachusetts General Hospital da Universidade de Harvard (EUA), professor Bruce Allan Chabner, visitou o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) na sexta-feira, 25 de setembro. Na ocasião, ele conheceu instalações do hospital e, na sequência, recebeu uma homenagem do HCPA em reconhecimento ao trabalho desenvolvido. Na cerimônia, foi descerrada uma placa com o registro da visita. “É com muito orgulho que recebemos o professor e reconhecemos sua contribuição ao progresso da medicina em âmbito mundial. Por isto, fazemos este gesto de gratidão”, afirmou o chefe do Serviço de Oncologia do HCPA, Gilberto Schwartsmann. A vice-presidente médica do HCPA, Nadine Clausell, ressaltou a importância da colaboração com centros internacionais para o desenvolvimento da pesquisa e assistência. “Visitas como essa estão alinhadas ao objetivo de se fazer boa medicina, boa ciência e ensino de excelência”, afirmou. Chabner agradeceu pela homenagem e declarou-se impressionado com o que encontrou no Hospital de Clínicas. “Agradeço muito pela oportunidade de acompanhar o trabalho feito aqui”, disse. Posteriormente, o professor dirigiu-se à evento na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para receber o título de Doutor Honoris Causa.

csp_2

Tendências na área da Pesquisa Oncológica

 

Estudos de grande interesse: assim o professor Chabner definiu os projetos relacionados à Oncologia em andamento no HCPA. Na quinta-feira, 24, ele discutiu com pesquisadores os trabalhos em andamento. Entre eles, o professor norte-americano considerou relevante um projeto que trabalha no desenvolvimento de métodos de detecção precoce do câncer de colo de útero. A demora no processo de aprovação das diferentes fases necessárias aos estudos, contudo, foi apontada como um dos problemas que ele observou. “Atrasos no desenvolvimento da pesquisa, especialmente na área do câncer, são muito prejudiciais”, pontua.

Avanços na área de imunoterapia e em “targeted drugs” (medicamentos que interagem com moléculas específicas envolvidas no crescimento das células cancerígenas) são as principais tendências na área da pesquisa oncológica, na avaliação de Chabner. “Temos boas perspectivas, mas ainda precisamos avançar na questão da cura dos pacientes, entender melhor como os tumores se tornam resistentes aos medicamentos. Além de melhor tratamento, precisamos investir cada vez mais no diagnóstico precoce e em mapeamentos que até mesmo evitem que o câncer ocorra. ”

O custeio do tratamento do câncer e investimentos de modo geral são aspectos que ele aponta como desafios importantes a serem ultrapassados em nível mundial. “Nos Estados Unidos, 70% dos casos de câncer são considerados curáveis. Esta taxa fica entre cerca de 10% a 15% em países da África, por exemplo, em função, principalmente, do diagnóstico tardio e de outras doenças como a Aids”, destaca.

csp_3

Sobre Bruce Allan Chabner

Durante sua carreira no Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos (National Cancer Institute – NCI), Chabner foi pesquisador sênior no Laboratório de Farmacologia Química, chefe da Farmacologia Clínica, diretor do Programa de Oncologia Clínica e Diretor da Divisão de Tratamento do Câncer.

No NCI, ele manteve um programa de laboratório ativo em farmacologia do câncer, e liderou o desenvolvimento do medicamento Taxol, amplamente utilizado no tratamento de diversos tipos de câncer. Sua pesquisa contribuiu significativamente para o desenvolvimento de regimes de quimioterapia de alta dose e às terapias padrão para linfoma.

Chabner é editor sênior da publicação científica The Oncologist e atua nos conselhos consultivos executivos para alguns dos líderes em inovação da indústria de desenvolvimento de medicamentos. Em 2006, Dr. Chabner recebeu uma nomeação presidencial para o Conselho Consultivo Nacional do Câncer no NCI.

csp_4

VEJA TAMBÉM