Tacchini Sistema de Saúde passa a oferecer receituário digital
Estima-se que, mensalmente, mais de 25 mil folhas deixem de ser utilizadas no Tacchini em função dessa nova opçãoO Tacchini Sistema de Saúde passa a disponibilizar receitas, atestados e pedidos de exames também no formato digital. A nova tecnologia permite que o paciente receba diretamente por SMS ou e-mail suas demandas, dando mais agilidade aos processos. No caso de medicamentos, por exemplo, não é necessária a impressão do documento para a apresentação em qualquer farmácia, basta informar o código da receita ou pedir ao farmacêutico para que leia o QRcode.
O Tacchini destaca que os benefícios dos serviços digitais vão muito além da agilidade. “A sustentabilidade é um ponto considerado importante pelo hospital na implantação. Estima-se que, mensalmente, mais de 25 mil folhas deixem de ser utilizadas no Tacchini em função dessa nova opção. Além disso, a nova ferramenta também está integrada ao Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), permitindo o acesso ao histórico de atendimento do paciente. Dessa maneira, o médico verifica o que já foi prescrito anteriormente” diz a instituição, em comunicado à imprensa.
Segurança também para o médico
O sistema oferece ainda uma base completa de dados com mais de 55 mil medicamentos com indicação de benefícios, preço máximo ao consumidor e geração automática do tipo de receita. Além disso, também permite acessar a base de interações medicamentosas da IBM Micromedex, que consulta automaticamente as informações relacionadas aos itens prescritos.
Receita digitalizada não é receita digital
Uma receita redigida em um editor de texto, que em seguida é impressa ou então fotografada e enviada para o paciente, não é uma receita digital. A receita digital é um documento médico com validade jurídica, criado num ambiente com base completa de medicamentos, interação medicamentosa e outras ferramentas de inteligência que tornam o processo totalmente digital e seguro.
FOTO: Jonas Leupe.