Gestão e Qualidade | 29 de junho de 2019

Soluções pioneiras de sustentabilidade são destaque no I Summit Ambiental do Hospital Moinhos

Cases de sucesso foram apresentados
Soluções pioneiras de sustentabilidade são destaque no I Summit Ambiental do Hospital Moinhos

Com o intuito de estimular o debate sobre a sustentabilidade e compartilhar visões e soluções inovadoras para os desafios da gestão ambiental nas empresas, o Hospital Moinhos de Vento realizou, na quarta-feira (27), a primeira edição do Summit Ambiental, com o tema “Nossa natureza é cuidar de vidas”.  O evento marcou o encerramento das atividades do mês do meio ambiente na instituição.

Para Evandro Moraes, Superintendente Administrativo e idealizador da iniciativa, a adesão dos públicos interno e externo consolidou o evento no calendário da instituição como um importante espaço de diálogo sobre a gestão dos impactos ambientais e a conexão da inovação com a natureza. “Superamos as expectativas ao conseguirmos, ao mesmo tempo, divulgar todas as ações pioneiras que desenvolvemos aqui no hospital e ainda agregar outras visões vindas das universidades, do Ministério Público, da indústria, enfim, provocar essa discussão que envolve todos os segmentos da sociedade”, destacou.

O CEO do Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, lembrou que a relação de respeito do hospital com o meio ambiente vem desde a sua fundação e segue como prioridade no planejamento estratégico e na pauta decisória da gestão, como legado para as futuras gerações.

Há 91 anos a instituição mantém um bosque com mais de 3 mil m² de área verde preservada, abrigando uma flora de plantas exóticas e nativas e fauna diversa com 18 espécies de aves. “E mesmo com a necessidade de expansão da área física, mantivemos o compromisso com a manutenção dessa área tão especial e ampliamos nossas ações para reduzir ao máximo os impactos ambientais da nossa atuação”, reforçou Parrini.

Central de Transformação de Resíduos

O desafio de pensar a gestão ambiental em um hospital que gera mensalmente mais de 200 toneladas de resíduos e o atual posicionamento foi detalhado na sequência pelo gestor ambiental, Rogério Almeida, com destaque para o pioneirismo do Hospital Moinhos de Vento no mercado hospitalar brasileiro com a criação da Central de Transformação de Resíduos. Desde a construção da unidade, em 2017, o Moinhos trata internamente todos os seus resíduos infectantes, deixando de enviá-los para aterros sanitários.

Rogério Almeida, John Wurdig, Annelise Monteiro Steigleder e Evandro Moraes

Rogério Almeida, John Wurdig, Annelise Monteiro Steigleder e Evandro Moraes

xxx

Selo verde de geração de energia limpa

“Além disso, como consumidor de energia elétrica em grande escala, também firmamos contrato com a terceira maior geradora de energia eólica do mundo. E garantimos o selo verde de geração de energia limpa pelo uso de fontes energéticas alternativas”, complementou Almeida, citando ainda que o hospital pretende implantar em breve seu projeto de gaseificação de resíduos sólidos.

Projeto EcoEducadores

A ótica da Academia sobre a importância de uma nova proposta de educação ambiental foi trazida pelo professor universitário John Wurdig. Para ele, a transformação do relacionamento da sociedade com o meio ambiente só virá do amor das pessoas pelo próximo, pelo seu entorno e por suas cidades. Junto com o menino Yuri Silva dos Santos, de 14 anos, Wurdig apresentou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sutentável – metas globais conhecidas como ODS. Yuri é um dos integrantes do projeto EcoEducadores, desenvolvido pelo professor na Unirriter com crianças e adolescentes da Vila Cruzeiro.

Ministério Público

Convidada a palestrar sobre a Proteção Ambiental pela ótica do Ministério Público, a Dra. Annelise Monteiro Steigleder trouxe informações sobre o papel da instituição, tanto na responsabilização civil e criminal por danos ao meio ambiente quanto no fomento de políticas públicas e fiscalização das leis.

A programação também apresentou alguns cases de sucesso na indústria e na mobilidade urbana, e de startups voltadas para soluções ambientais. Bicicletas feitas de material reciclado foram sorteadas entre os participantes como incentivo ao uso de transportes não poluentes e ao engajamento no grupo de ciclismo do Hospital Moinhos de Vento, que realiza seu 1°passeio ciclístico previsto no próximo dia 29.

Compromissos sustentáveis

Marcando o encerramento do I Summit Ambiental, o Superintendente Administrativo do Hospital Moinhos Hospital Moinhos de Vento, Evandro Moraes, assinou termo de compromisso oficializando as metas sustentáveis da instituição até o final de 2020.

No documento, o Moinhos se compromete com:

A redução do uso de copos plásticos de 200 ml em até 50%;

A instalação de 1500 placas fotovoltaicas de captação de energia solar para reduzir em até 20% do uso de energia não renovável;

A criação do SELO DE QUALIDADE SUSTENTÁVEL HOSPITAL MOINHOS DE VENTO para produtos e serviços de fornecedores e parceiros, visando a qualidade e sustentabilidade.

 

Com informações Hospital Moinhos de Vento. Edição Setor Saúde. Crédito das fotos: Leonardo Lenskij/Hospital Moinhos de Vento

VEJA TAMBÉM

Verde, amarelo e vermelho: hospital rotula alimentos e aumenta venda de produtos saudáveis

Um recente estudo divulgado no JAMA Network Open (produzido pela Associação Médica Americana), realizado por pesquisadores do Massachusetts General Hospital (MGH), localizado em Boston (EUA), mostrou que inserir rótulos nos produtos alimentares em um refeitório hospitalar pode auxiliar na educação alimentar dos funcionários. Os resultados demonstraram a redução de “calorias compradas” pelos colaboradores e o aumento da venda
MERCADO

Centro Clínico Gaúcho contrata dois novos executivos

A operadora de planos de saúde Centro Clínico Gaúcho (CCG) anunciou a contratação de dois novos executivos. Mauro Medeiros Borges assume a diretoria executiva de operações, e Fábio Bernal Rossetto, a diretoria executiva financeira. Borges é médico e tem experiência em gestão no mercado hospitalar e de planos de saúde. Rossetto é economista com pós-graduação e experiência em gestão empresarial,
SEMINÁRIOS DE GESTÃO

Inovação, Novas Tecnologias e Gestão Disruptiva em Saúde com inscrições abertas

As inscrições para a terceira edição do Seminários de Gestão com o tema Inovação, Novas Tecnologias e Gestão Disruptiva em Saúde, já estão abertas. O evento ocorrerá no dia 2 de agosto, no Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514 – Centro Histórico, Porto Alegre). As inscrições podem ser realizadas através deste link (inscrições realizadas até o dia 24/07, possuem desconto). Para a inscrição