Gestão e Qualidade, Política | 25 de setembro de 2024

SINDIHOSPA promove encontro com Sebastião Melo

Encontro com candidato ao cargo de prefeito de Porto Alegre ocorreu nesta terça-feira (24) com a participação de associados do Sindicato.
SINDIHOSPA promove encontro com Sebastião Melo

Sebastião Melo (MDB), candidato à reeleição da Prefeitura de Porto Alegre participou nesta terça-feira (24) do encontro “Tratando de Saúde”, promovido pelo SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre). O portal Setor Saúde acompanhou a última edição da série de encontros com candidatos à Prefeitura da Capital gaúcha que reuniu Melo e executivos de hospitais, clínicas, centros de diagnóstico e de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Estiveram presentes ainda as direções de entidades médicas.


setembrodourado_setorsaude_banner_online_portoalegre


Os principais temas discutidos foram a necessidade de investimento em inovação na saúde; parcerias com ILPIs; soluções para as emergências lotadas; alternativas para superar a defasagem das tabelas SUS; diminuição da burocracia na regulação sanitária e em liberação de alvarás, além da demanda crescente em serviços de saúde mental.


Health-Meeting-24-600-330-ss


Melo destacou que a prefeitura sempre esteve e estará aberta ao diálogo com os parceiros da saúde. Ele destacou que o SINDIHOSPA e seus associados sempre foram muito parceiros da saúde da Capital, principalmente em momentos de crise como na pandemia de Covid e mais recentemente na catástrofe climática que originou a enchente deste ano.


banner-naxia-600


Ao portal Setor Saúde, o candidato falou especificamente sobre a defasagem da tabela SUS, superlotação de serviços de saúde e sobre ILPIs. “O Sistema Único de Saúde é um desafio desde o seu lançamento. Mas ele tem robustez. A grande questão que aflige a todos nós é o subfinanciamento do SUS. A prestação de serviços de saúde sem dinheiro não existe. Para mantermos ou aumentarmos a prestação de serviços requer-se uma tabela que no mínimo pague o serviço. Porto Alegre atende o Rio Grande do Sul inteiro, do ponto de vista da alta complexidade e dos exames complexos. O sistema de saúde do Estado está muito desarranjado e a Capital acaba sendo referência para tudo isto. A conversa aqui foi honesta, transparente. Tem coisas que o SINDIHOSPA traz, como maior incentivo para acesso dos idosos às ILPIs que eu acredito que poderemos resolver em curto espaço de tempo.”


compras-hospitalares-shs

“Agora, na questão das emergências lotadas precisamos ter uma governança metropolitana e estadual com a qualificação da rede e uma “contra-vaga zero”. Não dá para as prefeituras colocarem um paciente aqui em Porto Alegre e não buscar quando o paciente está pronto para o retorno à sua cidade de origem. No segundo mandato a gente chegará com mais experiência e com maior conhecimento dos gargalos para identificar onde devemos passar o “bisturi” para alocar recursos em áreas estratégicas. Sem dúvidas será necessário focar em gestão e buscar mais dinheiro na saúde, com ações tripartites: prefeitura, estado e governo federal. Além disto, valorizaremos as colaborações e parcerias, ampliando o que já vem sendo feito com entidades da saúde, como é o caso do SINDIHOSPA e entidades médicas.”

Sobre a superlotação em emergências e UPAS, Melo lembrou que Viamão e Cachoeirinha vivem problemas com a falta de leitos pela crise financeira dos seus hospitais. Esteio e Canoas também tiveram problemas sérios com as chuvas. O prefeito reforçou que o próximo mandato deverá ter obrigatoriamente uma maior participação do governo estadual. “O que o paciente da região metropolitana faz hoje? Ele procura os equipamentos de Porto Alegre em função do fechamento de unidades de saúde na sua localidade. Tem UPA em Porto Alegre que sempre apresenta de 30% a 40% de pacientes vindos de fora da Capital”, pontuou.

sindihospa sebastião melo

Tratando de Saúde

“Encerramos essa série de encontros de forma muito positiva, podendo dialogar diretamente com os candidatos e reforçar nossa disposição em construir uma saúde melhor para os porto-alegrenses”, diz o presidente do SINDIHOSPA, Henri Siegert Chazan.

“Essa união pode mostrar para o Brasil todo que Porto Alegre é uma capital da saúde”, acrescentou o vice-presidente da entidade, Daniel Giaccheri. O vice-presidente, reforçou ainda, que a Capital possui uma saúde reconhecida nacionalmente pela qualidade. Ao final, ambos entregaram a Melo uma carta com sugestões e reivindicações do setor.

sebastião melo sindihospa

O encontro contou com as presenças do secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter; do secretário-adjunto da Saúde, Cesar Sulzbach; do presidente da FEHOSUL (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul), Cláudio Allgayer; do presidente do Simers (Sindicato Médico do RS), Marcos Rovinski; e do presidente do Cremers (Conselho Regional de Medicina do RS), Eduardo Neubarth Trindade.

Além de Sebastião Melo, participaram do “Tratando de Saúde” a deputada federal e candidata pelo PT, Maria do Rosário, no dia 20 de agosto; o deputado estadual e candidato pelo Novo, Felipe Camozzato, em 10 de setembro; e a deputada estadual e candidata pelo PDT, Juliana Brizola, no dia 17 de setembro.

Fotos: Cristina Andreoli/SINDIHOSPA. Com informações assessoria de imprensa SINDIHOSPA (Critério).

 



VEJA TAMBÉM