Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 9 de março de 2016

Simpósio do Moinhos terá participação de especialista que demonstrou vínculo entre o Zika e danos cerebrais

Neurologistas do Instituto Johns Hopkins participarão por videoconferência
Simpósio do Hospital Moinhos terá participação de especialista que demonstrou vínculo entre o Zika e danos cerebrais

Dados divulgados recentemente pelo Instituto de Engenharia Celular da Universidade Johns Hopkins (Maryland, Estados Unidos) mostraram que o vírus do Zika presente na América Latina ataca e destrói as células cerebrais humanas em desenvolvimento no feto. A professora de neurologia do Instituto de Engenharia Celular, Guo-li Ming (foto), que codirigiu esta investigação, será uma das palestrantes do II Simpósio do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento.

A neurologista americana integrará a mesa-redonda que acontece no primeiro dia de atividades, 11, às 11h45. “Embora este estudo não prove definitivamente que o vírus causa microcefalia, é muito revelador que as células que formam o córtex são potencialmente susceptíveis ao Zika, e seu crescimento pode ser interrompido pelo vírus”, destaca Ming.

“Além deste tema que é bastante preocupante na área da neurologia, também vamos destacar os avanços obtidos nos últimos anos no tratamento de urgência do Acidente Vascular Cerebral”, ressalta a Chefe do Serviço Médico de Neurologia e Neurocirurgia, Representante da Organização Mundial de AVC no Brasil e Fundadora da Rede Brasil AVC, Sheila Martins.

Entre os palestrantes, o destaque também fica para participação da Dra. Elizabeth Marsh, do Hospital Johns Hopkins, em Baltimore (EUA). A neurologista, especialista em AVC e demência, ampliará as informações no diagnóstico e tratamento da demência.

O evento científico também abordará temas como emergência, demência e doenças neuromusculares. Durante a programação, avanços na Fonoterapia nas doenças neuromusculares (deglutição e comunicação alternativa), queixas de memória no dia-a-dia, treino e reabilitação cognitiva, doença de Parkinson e Alzheimer serão discutidos.

Confira as informações e vídeo completo sobre o estudo desenvolvido na Johns Hopkins.

Serviço

O quê: II Simpósio do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento

Quando: 11 e 12 de março

Onde: Anfiteatro Schwester Hilda Sturm (Rua Ramiro Barcelos, 910 – Bloco C, 4° andar)

Conheça a programação completa no site www.iepmoinhos.com.br/eventos

 

VEJA TAMBÉM

BENTO GONÇALVES

Hospital Tacchini abre processo de seleção para contratar mais de 100 profissionais da saúde

O Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, está realizando obras de ampliação da sua UTI Adulta, as quais devem ser concluídas nos próximos meses. Para suprir essa demanda, a instituição busca contratar, de forma imediata, cerca de 100 profissionais, principalmente Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros. Deste total, 40 atuarão diretamente na UTI Adulto e os demais, nas diversas unidades assistenciais da instituição. Há
CANADÁ

Canadá vem ao Brasil em busca de enfermeiros

Uma missão especial da Recrutement Santé Québec (RSQ) – programa do Ministério da Saúde e Serviços Sociais do Québec, responsável por recrutar profissionais de saúde diplomados fora do Canadá – vem ao Brasil em busca de enfermeiros para trabalhar na província (Estado) de Québec. A equipe estará em São Paulo, entre os dias 28 de janeiro e 1º
concurso público

Hospital de Clínicas de Porto Alegre abre concurso público com salários de até R$ 8,5 mil

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) abriu inscrições para novo concurso público. As vagas são para os níveis superior, médio e fundamental. As oportunidades são para profissionais da formados em medicina, direito, biologia, biomedicina, enfermagem, fonoaudiologia, tecnologia da informação, administração, ciências econômicas, ciências contábeis, e outras graduações com especialização em áreas específicas. Os salários podem