Empregabilidade e Aperfeiçoamento, Gestão e Qualidade | 27 de outubro de 2021

Simpósio do Grupo Oncoclínicas discute novas formas de combate ao câncer, dias 29 e 30/10

O evento online e gratuito reunirá mais 250 palestrantes nacionais e internacionais em 14 salas divididas por especialidades
Simpósio do Grupo Oncoclínicas discute novas formas de combate ao câncer, dias 29 e 30

Apesar do crescente aumento das projeções de incidência de casos de câncer, há boas notícias em tratamentos e diagnósticos precoces que podem ajudar a desacelerar o avanço da doença. Esse será um dos focos do 9º Simpósio Internacional Oncoclínicas e Dana-Farber Cancer Institute que acontecerá nos próximos dias 29 e 30 de outubro, gratuito e totalmente virtual.

O evento reunirá mais de 250 palestrantes nacionais e internacionais para debater os últimos avanços da medicina no desenvolvimento de pesquisa clínica, processos diagnósticos, tratamentos e impactos da Covid-19 no enfrentamento à doença. Serão 14 salas temáticas divididas por especialidades – ginecologia, mama, urologia, hematologia, gastrointestinal, pulmão, medicina de precisão, sarcoma, pele, cabeça e pescoço, sistema nervoso central, multidisciplinar, cuidados paliativos, neuroendócrinos, onco-hemato-pediatria e radioterapia.

O evento terá como coordenador geral de conteúdo clínico o oncologista gaúcho Dr. Sérgio Azevedo (foto), da Oncoclínicas RS. A extensa programação tem como um de seus objetivos estimular a reflexão sobre atitudes que podem ser adotadas para melhorar os números relacionados à doença. A Organização Mundial da Saúde projeta que os casos de câncer terão aumento de mais de 80% nos países em desenvolvimento. Hoje, a doença já é a segunda maior causa de morte no mundo, exercendo pressão física, emocional e financeira sobre pacientes, famílias, comunidades e sistemas de saúde. Além disso, no Brasil, por conta da pandemia, mais de 70 mil pessoas deixaram de ser diagnosticadas por não fazerem exames, segundo a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC).

“Em países onde os sistemas de saúde são fortes, as taxas de sobrevivência de muitos tipos de câncer estão melhorando graças à disseminação de informações para conscientização sobre prevenção de causas evitáveis do câncer, à detecção precoce acessível, tratamento de qualidade e cuidados médicos de sobrevivência”, ressalta o presidente do Instituto Oncoclínicas, oncologista Carlos Gil Ferreira.

Por isso, é fundamental garantir que a população tenha acesso a exames de controle periódicos e ao que há de mais atual no tratamento dos mais variados tipos de câncer. Segundo dados de 2020 do Instituto Nacional do Câncer (INCA), os tumores malignos mais comuns em homens são próstata (29%), cólon e reto (9,1%) e pulmão, (7,9%), enquanto em mulheres são câncer de mama (29,7%), cólon e reto (9,2%) e colo do útero (7,5%).

Entre os temas a serem apresentados durante o Simpósio estão o avanço da terapia oral para o tratamento de câncer de mama e os cuidados paliativos aplicados já ao início do curso da doença, em conjunto com outros tratamentos destinados a aumentar a sobrevida, como quimioterapia ou radioterapia, pois doenças antes com altas taxas de letalidade agora se tornaram quase crônicas.

Serviço

9º Simpósio Internacional Oncoclínicas e Dana Farber-Institute (evento totalmente virtual)

Quando: 29 e 30 de Outubro de 2021, das 9h30 às 18h

Inscrições gratuitas e Programação: https://simposiooc.com.br

Simpósio Internacional Oncoclínicas

 



VEJA TAMBÉM