Série especial: Hospital São Lucas da PUCRS servirá de apoio para atendimentos de média e alta complexidade
Instituição diz que preço de máscaras aumentaram mais de 300%O Portal Setor Saúde apresenta, a partir do dia 7, como importantes instituições hospitalares estão se preparando para lidar com os casos de Covid-19: Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus/AESC, Hospital Ernesto Dornelles, Hospital Divina Providência, Hospital São Lucas da PUC-RS, Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Virvi Ramos (Caxias do Sul), Hospital Santa Lucia (Cruz Alta), Hospital São Vicente de Paulo (Passo Fundo), Hospital de Caridade de Erechim, Hospital São Vicente de Paulo (Osorio), Hospital São Vicente de Paulo (Cruz Alta), Santa Casa de Misericórdia e Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Os hospitais apresentam como estão se preparando para enfrentar o aumento no número de atendimentos para casos do novo coronavírus e se estão sendo reagendadas cirurgias eletivas. As instituições apontam ainda se determinaram ala específica para triagem e quantas UTI/CTI estão disponíveis para atender pacientes que precisarão ser internados com COVID-19. Confira as respostas do Hospital São Lucas da PUC-RS.
Hospital São Lucas da PUC-RS
O Hospital São Lucas da PUC-RS (HSL) instaurou uma comissão permanente que revisa diariamente os protocolos de atendimento do Hospital. Já estão sendo adotadas medidas de prevenção para diminuir a circulação de pessoas no ambiente hospitalar e, se necessário, readequar equipes para atender o aumento no número de casos.
Além disso, já está planejado todo o fluxo de atendimento para um cenário de atendimentos de nível simples, médio e grave. Nisto inclui-se: organização de leitos de UTI, readequação de equipes e equipamentos necessários para esse número de atendimentos.
Cirurgias eletivas
Estão sendo reagendadas cirurgias eletivas. Desde 20 de março, as cirurgias eletivas estão suspensas temporariamente. O São Lucas recomenda apenas a manutenção dos procedimentos cirúrgicos nos casos graves, em especial nas especialidades de cardiologia, neurologia e oncologia. Os demais casos e exceções serão gerenciadas. Além das cirurgias, também estão suspensos, temporariamente, os exames eletivos de imagem e laboratório.
Além da suspensão dos exames eletivos de imagem e de laboratório, o Hospital São Lucas, por meio do seu comitê de prevenção, adotou outras medidas, como: o cancelamento temporário das consultas ambulatoriais e da visitação a pacientes. As iniciativas buscam proteger a população e, também, o corpo técnico e clínico do hospital.
Atendimentos de média e alta complexidade
O São Lucas ressalta que, dentro do protocolo organizado junto com Secretaria Municipal de Saúde, não é o local responsável pelo atendimento de pacientes graves. Esses estão sendo atendidos em outros hospitais de acordo com a organização do órgão de saúde municipal.
Desde o dia 26 de março (quinta-feira), o Hospital passou a ser referenciado pela rede de saúde de Porto Alegre para atendimentos de média e alta complexidade, deixando de atender casos de COVID-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com essa definição, os pacientes SUS que necessitem de atendimento neurológico, cardiológico, oncológico, entre outras especialidades, serão direcionados pela Secretaria Municipal de Saúde ao Hospital São Lucas da PUCRS.
“Enquanto a rede de saúde se organiza para dar conta dos casos do novo coronavírus, a saúde dos demais pacientes não pode deixar de receber atenção especializada. É por isso que o HSL ficará dedicado a cuidar da população que sofre com doenças crônicas e de alto risco, como por exemplo doenças cardíacas, neurológicas, oncológicas e de outras especialidades com um nível de média e alta complexidade, que exigem profissionais e estrutura adequados”, ressalta o Diretor Técnico do Hospital, Dr. Saulo Bornhorst.
O HSL afirma que, caso seja necessário, não descarta a possibilidade de apoio futuro a rede de hospitais da linha de frente (Hospital de Clínicas e Hospital Conceição) no tratamento dos pacientes infectados com o novo coronavírus.
A instituição hospitalar afirma que já sente o reflexo das medidas de precaução e conscientização da população em relação ao coronavírus: em decorrência da diminuição do fluxo de pessoas na cidade, fruto do isolamento domiciliar, os atendimentos na emergência registram uma redução de 17%.
Máscaras: uso racional e aumento de mais de 300% no preço
A instituição está preocupada com o uso dos insumos descartáveis, principalmente com a compra de novas máscaras N95/PFF2 e máscara tripla. “Temos um estoque bom, mas, em função do cenário atual, é preciso alertar as equipes para o uso correto desses insumos e entrar em negociação para realizar novas compras. Em alguns itens, como a máscara N95, o valor aumentou mais de 300%”.
Boletim diário
O HSL mantém uma área em seu site onde disponibiliza Boletim Diário com informações sobre a Covid-19 e número de atendimentos, com casos suspeitos e confirmados. Acesse aqui.
Acolhimento psicológico para funcionários
O Hospital São Lucas da PUCRS lançou a campanha Conta comigo, estamos juntos, por meio do Serviço de Psiquiatria. “O objetivo é prestar suporte psicoemocional para essas pessoas, ajudando a aliviar o desgaste mental e emocional que esse tipo de cenário pode causar”, diz comunicado do HSL, lançado no dia 6 de abril.
Atendimentos psicológicos serão disponibilizados gratuitamente aos interessados de todas as áreas do HSL. “Nossos profissionais se empenham diariamente no cuidado da população, e nesse período de enfrentamento ao novo coronavírus, a exigência emocional é ainda maior. Viabilizar uma iniciativa como essa mostra que um olhar integral aos nossos colaboradores é essencial, sobretudo em cenários adversos como este que estamos vivendo”, ressalta o Diretor Geral do Hospital, Leandro Firme.
O projeto é coordenado pelo chefe do Serviço de Psiquiatria do HSL, Marco Pacheco, e conta com a colaboração de voluntários, todos com formação na área da psiquiatria. Os atendimentos serão realizados de forma online, em três modalidades:
Teleacolhimento: personalizado no primeiro atendimento;
Teleorientação: para acompanhamento posterior;
Teleconsultoria psíquica: para os médicos de outras especialidades que precisam orientar seus pacientes sobre aspectos relacionados à saúde mental.
Aos psiquiatras, associado ou não do CENESPI (Centro de Estudos de Psiquiatria Integrada da PUCRS), é possível se inscrever para se tornar voluntário. Saiba mais aqui.