Gestão e Qualidade | 16 de abril de 2020

Série especial: Hospital de Clínicas amplia leitos e número de colaboradores para enfrentar o coronavírus

Instituição é referência no atendimento de alta complexidade a pacientes com a Covid-19
Série especial Hospital de Clínicas amplia leitos e número de colaboradores para enfrentar o coronavírus

O Portal Setor Saúde apresenta, a partir do dia 7, como importantes instituições hospitalares estão se preparando para lidar com os casos de Covid-19: Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital Moinhos de VentoHospital Mãe de Deus/AESCHospital Ernesto DornellesHospital Divina Providência, Hospital São Lucas da PUC-RSHospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Virvi Ramos (Caxias do Sul), Hospital Santa Lucia (Cruz Alta), Hospital São Vicente de Paulo (Passo Fundo), Hospital de Caridade de ErechimHospital São Vicente de Paulo (Osório), Santa Casa de Misericórdia e Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Os hospitais apresentam como estão se preparando para enfrentar o aumento no número de atendimentos para casos do novo coronavírus e se estão sendo reagendadas cirurgias eletivas. As instituições apontam ainda se determinaram ala específica para triagem e quantas UTI/CTI estão disponíveis para atender pacientes que precisarão ser internados com COVID-19. Confira as respostas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Hospital de Clínicas de Porto Alegre

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) é referência (juntamente com o GHC) para o atendimento de alta complexidade a pacientes com a Covid-19. A instituição já implantou dez novos leitos de CTI no Bloco B, e prepara-se para completar 48 até o fim de mês de abril, com a meta de atingir 105 antes do início do inverno. No prédio matriz, já foram disponibilizados 16 leitos de CTI e 36 de internação para a doença.

Nova CTI já recebe pacientes

No dia 8 de abril, a nova CTI recebeu o primeiro paciente. A estrutura foi viabilizada com os R$ 57 milhões destinados pelo Ministério da Educação (MEC). Para realizar os atendimentos, o MEC ainda solicitou ao Ministério da Economia a criação de 775 novas vagas para quadro de pessoal do HCPA. A liberação para vagas temporárias, por até dois anos, aconteceu no fim do mês de março. O hospital já está chamando profissionais assistenciais e de apoio que estão em cadastro de processos seletivos vigentes.

As atuais equipes foram reorganizadas para atuar nas áreas mais necessárias e a instituição tomou uma série de medidas para garantir a segurança aos funcionários. Grande parte dos equipamentos necessários para viabilizar os novos leitos já está no HCPA, que trabalha agora para garantir a logística do que ainda precisa chegar.

hcpa_direcao


Conforme a diretora-presidente do HCPA, professora Nadine Clausell, a entrega acontece dentro dos prazos estabelecidos e representa um avanço para a saúde. “O Clínicas está cumprindo seus compromissos, mesmo em meio às dificuldades operacionais para instalar uma estrutura tão complexa quanto à necessária para uma CTI. Diferentes equipes se mobilizaram, respeitando as necessidades de isolamento e distanciamento, para aprontar tudo com qualidade e segurança”, ressaltou.


Canal exclusivo sobre a Covid

O HCPA disponibilizou um exclusivo canal de comunicação sobre o coronavírus. O hotsite traz as principais informações sobre o número de internações, orientações a pacientes e familiares, notícias e vídeos. atualizado diariamente, no site é possível ter acesso a informações detalhadas sobre a evolução das internações, o nível de contingência que define as práticas da instituição e também os dados do Serviço de Medicina Ocupacional referentes aos atendimentos de funcionários. Há ainda um espaço dedicado as doações que o hospital recebe e a quem pretende colaborar.

hotsite_hcpa

HCPA é referência em manobra de prona

O HCPA é referência nacional na realização da manobra de prona, procedimento auxilia pacientes muito graves que respiram por aparelhos a terem melhora na oxigenação. Frente à pandemia do coronavírus, a ação é um importante recurso terapêutico para pessoas internadas nos centros de terapia intensiva (CTI).

A manobra de prona consiste na colocação do paciente de “barriga para baixo”. Ela é realizada com sedação, sem gerar dor ou desconforto. A equipe muda a posição dos braços e do rosto para que não aconteçam lesões de pele. Confira o vídeo explicativo aqui.

Exclusividade para casos graves

Em acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, responsável por organizar a rede pública de atenção à Covid-19 na capital, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre está destinado, desde 2 de abril, a receber casos de alta complexidade, críticos ou internação de pacientes graves. As pessoas que apresentem sintomas gripais leves devem procurar outras unidades de saúde para receber o primeiro atendimento.

HCPA pesquisa hidroxicloroquina e azitromicina no tratamento à Covid-19

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre está participando dos estudos Coalizão Covid Brasil I e II. A iniciativa é responsável por estudos sobre o uso de hidroxicloroquina e azitromicina no tratamento de pacientes com Covid-19.

A ação firma o hospital como protagonista na busca de alternativas para combater a Covid-19. “Somos uma instituição de vanguarda na assistência, pesquisa e ensino”, ressalta a adjunta clínica da Diretoria Médica, professora Beatriz Schaan.

O chefe do Serviço de Infectologia, professor Eduardo Sprinz, coordena o Coalizão I no HCPA. “O estudo já iniciou e nos ajudará a saber se a hidroxicloroquina pode ou não funcionar como alternativa terapêutica para os pacientes com manifestações leves a moderadas de Covid-19”, explica.

O estudo Coalizão II analisa pacientes críticos e é liderado, no HCPA, pelo médico intensivista Thiago Lisboa. “Queremos esclarecer se o uso associado de hidroxicloroquina e azitromicina traz mudanças nos desfechos. A ideia é concluir a pesquisa em dois meses para dar respostas à sociedade”, comenta.

O Coalizão Covid Brasil é fruto de uma parceria entre o Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital do Coração (HCor), Hospital Sírio-Libanês, Beneficência Portuguesa de São Paulo e Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet) e Ministério da Saúde (Departamento de Ciência e Tecnologia), com o apoio da empresa EMS.

Equipamentos para o novo CME

No dia 25 de março, caminhões descarregaram a primeira leva de equipamentos, licitados em 2019, que somarão 45 toneladas no total. Eles são destinados ao novo Centro de Material e Esterilização (CME), que será instalado no Bloco B.

Importados dos Estados Unidos e Canadá e representando um investimento de mais de 2 milhões de dólares, os equipamentos são essenciais para o funcionamento das demais áreas que serão instaladas no novo prédio, como o Bloco Cirúrgico e o CTI.

Vídeos para promover saúde mental

A atenção a pandemia do coronavírus não se limita apenas às pessoas infectadas. A necessidade de isolamento trouxe a tona uma série de novas questões para quem está em casa e novos desafios para quem segue com suas atividades presenciais. Para contribuir com o bem estar da mente de equipes e da população em geral, o Grupo de Pesquisa do Programa de Transtornos de Ansiedade do Hospital de Clínicas de Porto Alegre criou uma série de vídeos instrutivos.

O projeto Promoção de Saúde Mental em Tempos de Pandemia conta com a participação de pesquisadores, mestrandos e doutorandos da Psiquiatria, Psicologia, Medicina, Nutrição e Neurociências. “O propósito é oferecer ferramentas para lidar com estresse, ansiedade, insônia e outras dificuldades que estamos encontrando neste momento de pandemia”, explica a professora Gisele Gus Manfro, uma das coordenadoras.”A ideia é que os vídeos possam auxiliar na auto-regulação emocional, promovendo o bem-estar e ajudando na saúde mental”, complementa a professora Carolina Blaya Dreher, também responsável pela iniciativa.

Os vídeos estão disponíveis no canal do hospital no Youtube.

Canais para doações e dúvidas sobre a Covid-19

A instituição lançou um canal para responder às principais dúvidas sobre a doença (como orientações, informações sobre mudanças em atendimentos e rotina da instituição etc). As perguntas são respondidas na página do HCPA.

Além disso, o HCPA criou um canal para receber doações relativas à Covid-19 para apoio por meio de ações e doações de materiais. As intenções de doações de pessoas físicas e jurídicas estão sendo recebidas pelo e-mail doacoescovid19@hcpa.edu.br.

 

VEJA TAMBÉM